Significados do Caldeirão e seus usos mágicos

Compartilhe a Verdade

É um dos símbolos femininos mais antigos e sendo fonte de alimentação é também recetáculo de transformação e magia, e por isso reflete às feiticeiras.

O Caldeirão é essencialmente associado ao elemento Água, porque simboliza o Ventre Vivo do Abstrato, onde toda a vida é gerada. Por isso, o mais natural é que ele seja preenchido com esse elemento.

A Wicca diz que o caldeirão tem que ser negro, representando a escuridão primordial, a Primeira Noite, o momento da criação de tudo, onde todas as possibilidades estavam contidas no Ventre da Deusa. Ele tem três pés, representando as três faces da Deusa, unidas como a Criadora de Tudo, a doadora da vida.

Como instrumento mágico dos wicca, o caldeirão cheio de água é usado para scrying (adivinhação por contemplação, como uma bola de cristal). Eles contemplam a água para ver as imagens que se formam ali e vislumbrar o futuro ou encontrar respostas para as perguntas que desejam responder.

Cheio de grãos, como o caldeirão da abundância, representa as dádivas da terra, a prosperidade e a nutrição profunda, não só do corpo, mas também da alma. Com fogo aceso, representa o poder transmutador do útero da Deusa, onde uma coisa se transforma em outra. O caldeirão com uma vela acesa dentro dele representa a vida sendo gestada

Fonte de abundância e de conhecimento, o caldeirão simboliza o ventre materno e primordial que dá vida e regenera tanto nas tradições pré-cristãs, como nas tradições cristãs.

No antigo Egito, a junção de três caldeirões num hieróglifo simbolizava o ventre inicial criador de onde tinha surgido o universo e todas as coisas. Os mesmos três caldeirões estão presentes na tradição da Índia e também na mitologia norueguesa simbolizando o poder feminino da criação do Universo.

O deus Indra indiano bebeu o sangue da lua de três caldeirões, da mesma forma que o deus escandinavo Odin bebe a sabedoria juntamente com o sangue dos caldeirões Odredrir, Bodn e Són, que estavam nas profundezas do ventre da Terra.

Na mitologia celta, a figura do Caldeirão é muito importante. Há diversos caldeirões diferentes, talvez os mais famosos sejam o caldeirão da abundância de Dagda, que nunca fica sem alimento, e o caldeirão de Cerridwen, fonte de inspiração divina. Mas há outros caldeirões nessa mitologia: para reviver, os mortos, para curar as feridas dos guerreiros, para conceder juventude e vida eterna.

O caldeirão era também utilizado pelos druidas celtas para a elaboração das sua poções mágicas.

Feiticinhos no Caldeirão d'A Bruxa Boa! em 2020 | Bruxaria tradicional, Oficina das bruxas, Bruxaria verde

Na China, o caldeirão onde se fervem as ofertas e onde perecem os culpados é sinónimo de felicidade e prosperidade.

Em toda a Ásia, existe a imagem do caldeirão mágico, o Kazan, que é também nome de cidades e de heróis. Segundo a tradição do Quirguistão, o herói é obrigado a procurar um caldeirão mágico com quarenta asas que tem uma natureza temível, destruindo todos aqueles que dele se aproximam, e que está guardado no fundo de um lago.

Presente nas lendas dos antigos gregos onde cair no caldeirão simboliza uma passagem ritual ou teste para decidir a natureza divina dos heróis, ou seja, da sua imortalidade. Foi o caso da Deusa Tétis que tendo filhos de um mortal, Peleu, os mergulhou num caldeirão com água para saber se eram mortais ou imortais. Medeia utilizou o caldeirão para tentar dar a Pélias a juventude perdida.

Poções do Reino Vegetal

Amuletos Sagrados – Reino Mineral

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

23 thoughts on “Significados do Caldeirão e seus usos mágicos

  1. Acho lindo esses caldeirões…Me lembra de um que minha avó tinha, até hoje o procuro pelo sítio! Era de ferro preto e com 3 pés, e um pequeno prateado! Infelizmente ela se foi ,e nada sei sobre os calderões e o que fazia neles….! Luz p’ra nós…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

18 raças de gato preto e sua história no mundo

Compartilhe a Verdade Apesar dos gatos pretos terem sido vítimas de uma má reputação durante séculos, hoje já quase ninguém os censura e contam com uma boa fama em muitas casas, pois são felinos com um caráter misterioso e uma personalidade muito especial. Os gatos pretos têm muitas caraterísticas e você […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!