Por ser um dos simbolos mais antigos do universo, por vezes podemos nos perguntar: qual é o real significado da espiral?
A espiral é a essência do mistério da vida. Assim como se centra, ela também para, se encontra, se retorce e, então, desce e sobe novamente em graciosas curvas. O tempo se retorce em torno de si mesmo, trazendo os ecos e vibrações enquanto que os caminhos vivos da espiral passam próximos um do outro.
A vida corre por estradas sinuosas, os seres se encontram em determinados pontos de suas caminhadas, se entrelaçam, se afastam, partem, retornam às origens. O ponto de partida também é o ponto de chegada, trazendo-nos a questão do retornar sempre, reencontrar-se e se renovar. Seria como perder a coerência para encontrá-la de novo.
As espirais também circulam dentro de nós. A energia circula em espiral, é onde a matéria e o espírito mais perfeitamente se encontram e o tempo, por ele mesmo, não existe. Os antigos nos lembram das diversidades da vida e dos caminhos, e não compreendiam o mundo de forma linear, como se a vida fosse uma linha reta traçada entre um ponto de início e um de término. O destino é sempre ir além.
O grande desafio de todo ser, por natureza um guerreiro trilhando as estradas das espirais da vida, é essa busca, é o retorno, é a partida, é caminhar em círculos/ciclos assim como caminha a natureza, pois somos parte dela. É fazer girar a roda do tempo, não nos prendendo em nenhum ponto em específico porque, assim, podemos vislumbrar os mais diversos pontos que compõem a espiral.
Significado da espiral nos povos antigos
Para os antigos celtas essa é toda a essência do mistério da vida. O tempo, uma das triplas linhas tão importantes para o imaginário celta, se retorce em torno de si mesmo.
Os astecas achavam que certas flores que tinham em seu centro espirais, eram a alegria do mundo mostrando o ciclo do sol, quando nasce e se põe, as estações, solstícios, ciclos assim como a vida dos homens.
Os orientais falam da kundalini, do fluxo de uma energia em espiral, dos redemoinhos energéticos que perambulam nossos corpos.
O sentido da espiral
Como vórtex de energia, as espirais encontradas em vestígios antigos expressavam um entendimento do cosmos, da energia vibrante, da vida, ou o seu contrário. Tradicionalmente, os ancestrais compreenderam que espirais no sentido horário representavam o nascer, o sol, a vida, o mundo de cima, a transformação pelas experiências exteriores. Para o sentido anti-horário, representavam a lua, a morte, o outro mundo, o mundo de baixo, o mundo dos sonhos e alucinações, intuição, as experiências transformadoras vindas do nosso interior.
Se observarmos vários locais sagrados dos antepassados, desde o paleolítico, em qualquer parte do mundo, notaremos sempre a compreensão circular e espiralada.
A espiral é a energia vital em movimento, é a própria jornada!
Portais
congressodigital.unebrasil.com.br
Luz p’ra nós!
a fibonacci ^^ luz pra nos
Viva o Criador.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós
Luz pra nós
Luz p’ra nós!
Lpn!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós!
Conscienciologia Cristã 🕊️
Luz p’ra nós! 🙏🏽
Luz p’ra nós!