A Ikebana, também conhecida como Kado, é uma arte de composição floral japonesa que segue regras e simbolismos preestabelecidos.
Em japonês, o termo quer dizer tanto “trazer flores à vida” quanto “arranjo de flores”. A outra denominação, Kado, significa “caminho das flores”.
História
Uma das artes mais tradicionais do Japão, a Ikebana consolidou-se durante o Período Muromachi, que compreende o intervalo entre os anos de 1338 e 1573, quando monges usavam a disciplina como ferramenta de meditação e relaxamento. Sua origem, no entanto, é mais antiga e confunde-se com a história do país, sua religiosidade e a importância ritualística das plantas.
Uma das bases do xintoísmo é a crença de que o mundo está repleto de divindades habitando elementos naturais como plantas, pedras etc. Para recebê-las em lugares sagrados, os sacerdotes selecionavam as árvores que julgassem adequadas para atuar como uma espécie de antena espiritual (yorishiro). Outro exemplo é o tamagushi, uma oferenda feita de um galho de sakaki decorado com tiras de papel, seda ou algodão, presente até hoje em cerimônias religiosas.
A raiz mais clara, no entanto, são as oferendas florais budistas, kuge, um hábito, segundo a lenda, nascido do próprio Gautama Buda. Ao ver um galho de rosas quebrado, ele teria se comovido com a situação das flores e pedido a um discípulo que as levasse até um vaso com água, para que pudessem viver mais. Desde então, os budistas passaram a decorar os altares com arranjos florais, levando o costume para a China, Coreia e, finalmente, Japão.
Técnica
A estrutura clássica dos arranjos se baseia em três pontos principais, que simbolizam céu terra e homem (Tai-Yo-Fuku), e utiliza não apenas as flores, mas também galhos, folhas, sementes e frutos.
No processo, as flores são fixadas em um “kenzan” (uma base com inúmeras cerdas pontiagudas), que fica em um recipiente cheio de água. A composição é feita para durar pouco: em cerca de 24 horas começa a murchar.
Porém, engana-se quem pensa que sua brevidade é vista como uma fraqueza; ela é uma das virtudes da Ikebana. Como em muitas outras artes orientais, o caminho importa mais que a chegada.
Estilos
São muitos. Alguns dos mais conhecidos são:
Hana Isho
Uma modalidade livre e mais simples de Ikebana e, portanto, mais recomendada para iniciantes. Pelo tamanho reduzido, adapta-se a pequenos espaços.
Moribana
Um dos estilos mais praticados, significa “flores empilhadas”. Usa uma base plana e rasa, conhecida como suiban, que forma um espelho d’água.
Hanamai
Explora a beleza das plantas através de sua interação com o espaço. Não há distinção entre o material principal e os materiais auxiliares, que podem ser no máximo dois.
Heika
Quer dizer, literalmente, “flores de vaso”. Usa recipientes mais altos e fundos.
Rimpa
Baseia-se nas pinturas decorativas da escola Rimpa, do Período Edo. A ideia é reproduzir a atmosfera destas obras em arranjos florais.
Bunjin
Os chamados “arranjos de literatos”, criados por intelectuais japoneses. Na verdade, o termo bunjin é chinês e se refere a estudiosos aposentados, que costumavam levar uma vida simples, apreciavam a poesia e a pintura e colecionavam itens como bonsais e pedras de formatos estranhos. Na época, os arranjos eram livres, integrando frutas, pedras e pequenas esculturas de insetos.
Luz p’ra nós!
Portais
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
Que arte floral… show!
Luz p’ra nós!
Interessante. Bem artístico
Tem história com Buda, é bem representativo e o artística ainda perde a arte um dia depois se entendi, assim tem que sempre criar mais,manter o movimento
Até os mais simples ficam incrivelmente lindos! Luz p’ra nós…
Luz pra nós💕
Lindas de observar e cuidar
Luz pra nós 🕯️
Sgnificado lindo o termo! E até os arranjos mais simples ficam encantadores! 🌷LPN…
Alem de lindo um belo significado.
Luz p´ra nós.
Luz p’ra nós.
Lindo! Luz p’ra nós!
Gratidão pelo post
Luz p’ra nós!
Flores ficam lindas em tudo. Adorei os arranjos.
Luz p’ra nós!
Lindas luz para nós!
lindos arranjos!!!
Luz p’ra nós
Luz para nós!
Luz para nós!!!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!