Um dos maiores nomes do MPB, Elis Regina completaria 76 anos hoje, dia 17 de março de 2021. A cantora foi lembrada em diversas postagens no dia de seu nascimento.
Considerada uma das cantoras mais importantes do Brasil, Elis Regina marcou gerações, influenciou diversos artistas e conquistou uma legião de fãs no país e no mundo. É considerada a maior voz feminina do país pela revista Rolling Stones. E ainda hoje todos concordam que Elis Regina foi – e continua sendo – um dos grandes nomes da música brasileira. A cantora, com todo legado deixado às próximas gerações de artistas e pessoas. Com uma personalidade única, enorme competência vocal e presença de palco marcante, Elis deixou sua marca no cenário musical e se tornou um dos principais nomes do MPB. Se estivesse viva, hoje, dia 17 de março, a cantora completaria 76 anos de idade.
Nascida em Porto Alegre, em 1945, Elis Regina Carvalho Costa sempre teve talento para a música. Aos três anos de idade ela já falava cantando e, ainda na infância, começou a aprender os sambas-canção que tocavam na rádio. Aos 11 anos, a mãe a levou à Rádio Farroupilha para que ela participasse do programa Clube do Guri, e Elis impressionou tanto que passou a se apresentar regularmente no programa.
Elis se tornou a primeira grande artista a surgir dos festivais de música na década de 1960, época em que a Bossa Nova ainda era uma novidade. Conhecendo o mundo da música cedo, Elis Regina foi responsável por revelar grandes compositores e realizou importantes parcerias.
Em 1965, apresentou a música “Arrastão“, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo, em um festival da extinta TV Excelsior. O sucesso foi tanto que garantiu a ela o prêmio de melhor intérprete, além do convite para atuar na televisão, ao lado de Jair Rodrigues, em um dos mais importantes programas de música do país: o Fino da Bossa.
O episódio rendeu três discos de sucesso, sendo que um deles, o Dois na Bossa, se tornou o primeiro disco brasileiro a vender um milhão de cópias. Elis Regina também se torna a pessoa a ganhar o maior cachê do show business até então.
Apelidada de “Pimentinha” devido ao fato de ser exigente em todos os aspectos da vida. Elis com 36 discos gravados e milhões de cópias vendidas, alcançou o estrelato aos 20 anos. Com uma forma única de se apresentar, sua originalidade e dramaticidade a fizeram brilhar além dos palcos, ganhando um espaço de destaque na televisão, em 1965.
Em 1975, Elis se joga na estrada com o espetáculo “Falso Brilhante“, que logo se tornou um disco memorável que atingiu um enorme sucesso! Com cerca de 300 apresentações pelo Brasil e pelo mundo, o show lendário se tornou um dos mais bem sucedidos espetáculos da história da música brasileira, e um marco imenso em sua carreira, com músicas como “Fascinação“, “Tatuagem” e “Como Nossos Pais“.
Elis teve uma vida breve e morreu no auge de sua carreira, aos 36 anos, causando grande comoção no país e marcando para sempre o seu nome na história da música popular brasileira.
A cantora Elis Regina (1945 – 1982) foi lembrada por muitos brasileiros, seus filhos, artistas como Milton Nascimento, Gilberto Gil e Caetano Veloso. Veja algumas postagens:
Maria Rita, filha de Elis, publicou a mensagem:
Simplesmente, ela. É saudade, é vazio, é colo. Minha sempre homenagem à vida tão intensamente vivida. Gratidão, mãe, por tanta honra e orgulho que carrego no peito. Feliz aniversário!
Hoje, 17 de março, o grande amor da minha vida completaria 76 anos! Todas as músicas que eu fiz na vida foram para Elis Regina. Sinto muita falta dessa amizade, que foi das coisas mais fortes que já me aconteceram. pic.twitter.com/7QJE7pEH26
— Milton Bituca Nascimento (@MiltonBituca) March 17, 2021
'O Compositor Me Disse' dialoga com a intérprete para a qual eu a compus, Elis Regina. Era uma lição de yoga, para induzi-la a pensar no respirar e não no que está sendo dito ao cantar. Ela tinha admiração por minhas inclinações pela yoga. E gostava de me gravar.” #GilbertoGil pic.twitter.com/gcyKK4I8Iz
— Gilberto Gil (@gilbertogil) March 17, 2021
Hoje, se viva, #ElisRegina completaria 76 anos. 🖤 Ouvi Elis pela primeira vez vendo-a na televisão. Foi em Salvador e nós, os baianos que chegaram ao eixão na esteira de Bethânia no Opinião, já tínhamos um esboço de visão da música popular numa perspectiva brasileira. + pic.twitter.com/Ov0AOn3ZL0
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) March 17, 2021
Elis me ensinou a falar com Deus. Assisti #ElisRegina cantando ao vivo.Sua voz tocava o infinito de dentro e de fora de nós.Salve essa extraordinária mulher e artista que faz muita falta ao Brasil e ao mundo. #aniversario #elisregina @gilbertogil #danielamercury #DVDClassica pic.twitter.com/0UuYeDfV8e
— Daniela Mercury 🎤🌹🌈👑 (@danielamercury) March 17, 2021
76 anos de nascimento de #ElisRegina e eu tô aqui aos prantos ouvindo o maravilhoso "Nada será como antes – Elis interpreta Milton Nascimento" na vitrola.
— Paulo Proença (@pauloproenca) March 17, 2021
Hoje é aniversário da musa da minha vida! E vamos de Elis day ouvindo no talo. #Elis76 #elisregina
— thati lopes (@thatilopes) March 17, 2021
🖤
Rita Lee revela que teve ajuda de Elis Regina para sair da prisão: “Foi um carma louco”
Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
unebrasil.net
Luz p’ra nós!
Grande Elis! 🌹 Luz p’ra nós
Uma mulher admirável! Luz pra nós…
Luz pra nós!
Musa eterna.
Luz pra nós.
Gosto muitos das músicas dela, minha mãe também! Luz p’ra nós!
Uma grande mulher !
Luz pra nós!
Gratidão.
Luz P’ra Nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós 🙏🏾
Linda e talentosa Elis.
Luz p´ra nós.
Impressionante Regina! Sintonizei pouquissímas músicas de MPB, mas nenhuma dela. Fiquei curiosa p’ra escutar. Gratidão pela matéria.
Gosto muito!! Luz p’ra nós!
Gosto muito de suas letras.. Luz p’ra nós!
Grandes nomes da MPB neste post! Chega a ser nostálgico e um orgulho.
Luz p’ra nós!
Luz para nós!!!
Uma excelente artista de uma voz encantadora.
luz pra nós !