O incrível Parque Nacional da Floresta Petrificada 

Compartilhe a Verdade

Mais de 420 parques nacionais pontilham os Estados Unidos e mostram a incrível beleza natural da paisagem americana. E, embora parques como o Grand Canyon do Arizona recebam grande parte da glória, é outro parque naquele estado que é um dos mais exclusivos. O Parque Nacional da Floresta Petrificada é uma maravilha natural que contém uma das maiores coleções de madeira petrificada do mundo. Com exposições de fósseis de 225 milhões de anos, o parque é tão fascinante do ponto de vista arqueológico quanto estético. Está situado nos condados de Apache e Navajo, entre Phoenix e Albuquerque

Embora infelizmente não seja tão visitado como alguns dos parques mais famosos do país, a Floresta Nacional Petrificada é um refúgio incrível para quem deseja mergulhar em uma paisagem praticamente intocada.

O parque leva o nome das incríveis árvores petrificadas que marcam a paisagem. Os troncos caídos mantiveram sua aparência externa, mas contêm um núcleo de cristais de quartzo coloridos. Então, como essas toras ficaram petrificadas? As árvores que se acumularam nos rios foram cobertas por cinzas durante as inúmeras erupções vulcânicas do período. A água subterrânea então se misturou com a sílica e invadiu o núcleo interno das toras, transformando lentamente a matéria orgânica nos cristais que agora vemos. E, à medida que a sílica se misturava com outros compostos como o óxido de ferro, os cristais adquiriam cores diferentes.

Quanto tempo demorou o processo de petrificação? Como se pode imaginar, não é um processo rápido. Pode levar milhões de anos para a madeira petrificar, o que é parte do que torna o Parque Nacional da Floresta Petrificada tão especial. Curiosamente, algumas das toras no parque retiveram pequenos pedaços de sua matéria orgânica, com ossos de animais petrificados, folhas, sementes, peixes e fósseis de insetos dando grande visão sobre a época pré-histórica.

 

 

 

Além da madeira petrificada, o parque também contém uma série de árvores fossilizadas – incluindo nove espécies extintas. E os fósseis também se estendem até a Formação Chinle, onde os troncos petrificados são encontrados. Esta enorme formação geológica se estende por cinco estados e é um tesouro de mais de 200 tipos de fósseis de plantas. A formação rochosa possui camadas de siltito, argilito e xisto preenchidas com compostos que criaram faixas de cores brilhantes. Uma das partes mais queridas de Chinle – o Deserto Pintado – está localizada dentro do Parque Nacional da Floresta Petrificada.

 

 

 

 

 

Confira também:

Conheça o fenômeno que deixa esse lago na Austrália cor de rosa

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “O incrível Parque Nacional da Floresta Petrificada 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Blenda cria alfabeto inspirado no desenho Pokémon para ajudar o irmão autista

Compartilhe a Verdade Amor de irmão é mesmo inexplicável! A paulista Blenda Guirao, irmã do pequeno Caio, 11 anos, decidiu mostrar todo este sentimento de uma maneira bem inusitada. Para ajudar o irmão autista na escola, ela adaptou um alfabeto inspirado no desenho Pokémon. Blenda fixou as iniciais dos personagens da […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!