O corpo humano funciona a partir da atuação conjunta de diversos sistemas. Assim como todos os seres vivos, com exceção dos vírus, os seres humanos possuem seu corpo formado por células, que formam tecidos, os quais formam órgãos, que, por sua vez, formam sistemas.
→ Níveis de organização
Quando analisamos o corpo humano, verificamos que ele é formado por células, as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Células semelhantes, reunidas em grupos e que desempenham uma determinada função em comum formam os tecidos. As células musculares, por exemplo, formam o tecido muscular. No total, nosso corpo é formado por quatro tipos básicos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
O corpo humano apresenta uma série de órgãos essenciais para o seu funcionamento adequado.
Os órgãos são formados por tecidos diferentes, que trabalham de forma conjunta para realizar uma função específica. O coração, por exemplo, apresenta tecido epitelial e, principalmente, muscular do tipo cardíaco. Diferentes órgãos podem estar interligados para desempenhar uma função ainda maior, formando os sistemas. O coração, por exemplo, faz parte do sistema cardiovascular, o qual apresenta como componentes, além desse órgão, os vasos sanguíneos.
Podemos representar os níveis de organização do corpo humano, de maneira simples e resumida, da seguinte forma:
Células → Tecidos → Órgãos → Sistemas → Organismo |
→ Principais órgãos
Sabemos que, para que haja o funcionamento adequado do organismo, todos os nossos órgãos devem funcionar de maneira adequada. Sendo assim, todos os órgãos possuem importância, mas alguns apresentam função vital.
Veja alguns dos principais órgãos:
- Pele: é o maior órgão do corpo humano e recobre toda a superfície corpórea. Protege o organismo, por exemplo, contra desidratação e agentes patogênicos. Além disso, está diretamente relacionada com a termorregulação e proteção contra raios ultravioleta.
Os pulmões são uma porção do sistema respiratório e são formados por milhares de alvéolos.
- Pulmões: são dois órgãos esponjosos e formados por vários alvéolos pulmonares. Os alvéolos são espécies de pequenos sacos que estão na ponta dos bronquíolos e neles ocorrem as trocas gasosas. Desse modo, podemos concluir que os pulmões estão relacionados com a obtenção de oxigênio pelo organismo e liberação de gás carbônico.
- Pâncreas: esse órgão produz o suco pancreático e garante a produção de dois hormônios (insulina e glucagon). Tanto a insulina quanto o glucagon atuam garantindo a manutenção dos níveis adequados de glicose no organismo, entretanto, agem de maneira contrária. Enquanto a insulina reduz os níveis de glicose disponível no sangue, o glucagon garante o aumento desse nível.
Nos rins, ocorre a formação da urina.
- Rim: é um órgão que apresenta o formato de feijão. Sua função é garantir que o sangue seja filtrado e a urina seja formada. Cada rim apresenta duas regiões bem marcantes, o córtex e a medula renal.
- Estômago: é um órgão pertencente ao sistema digestório e onde são secretadas enzimas e também hormônios. Ele se destaca por ser uma porção dilatada do tubo digestório e apresenta como função principal a transformação do bolo alimentar em quimo pela ação do suco gástrico. A digestão química de proteínas inicia-se nesse órgão.
- Intestino delgado: é também um órgão do sistema digestório. Ele possui aproximadamente cinco metros de comprimento e é dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo. No intestino delgado, ocorrem as etapas finais de digestão dos alimentos e absorção de grande parte dos nutrientes.
O coração é o órgão do sistema cardiovascular que garante o bombeamento do sangue para diversas partes do corpo.
- Coração: é um órgão musculoso do sistema cardiovascular que apresenta como função o bombeamento do sangue pelos vasos sanguíneos. O coração humano apresenta quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos) e válvulas que impedem o refluxo do sangue dentro do coração.
→ Sistemas do corpo humano
O corpo humano é formado por vários sistemas.
- Digestório: garante que o alimento seja quebrado em partículas menores, que podem ser aproveitadas pelo organismo. Além disso, o sistema digestório garante a eliminação das porções que não são aproveitadas. Fazem parte desse sistema a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.
- Cardiovascular: garante a distribuição de oxigênio e nutrientes pelo corpo. Fazem parte desse sistema o coração e os vasos sanguíneos.
- Respiratório: garante a realização das trocas gasosas, ou seja, a absorção de oxigênio e a eliminação do gás carbônico. Fazem parte do sistema respiratório o nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.
- Excretor: está relacionado com a eliminação da urina, garantindo que substâncias em excesso ou produtos tóxicos do metabolismo sejam eliminados. Fazem parte desse sistema os rins, ureteres, bexiga e uretra.
- Endócrino: está relacionado com a regulação química das atividades do nosso corpo. Várias glândulas compõem esse sistema, tais como ovários, testículos, hipófise, tireoide, pâncreas e suprarrenais.
- Reprodutor: está relacionado com a nossa reprodução. Nas mulheres, os órgãos principais, que produzem os gametas, são os ovários; nos homens, são os testículos.
O sistema reprodutor está relacionado com nossa reprodução e apresenta diferenças entre homens e mulheres.
- Nervoso: está relacionado com uma série de atividades importantes no corpo, como a coordenação, memória e percepção de estímulos. Fazem parte desse sistema o encéfalo, medula espinhal, nervos e terminações nervosas.
O encéfalo é uma das partes do sistema nervoso. O cérebro é uma parte do encéfalo.
- Tegumentar: é formado pela pele e derivados, tais como pelos, unhas e glândulas. Sua função é garantir o isolamento do corpo e também controlar a temperatura.
- Esquelético: relaciona-se diretamente com a sustentação do organismo, movimentação e proteção de órgãos internos. O sistema esquelético é formado por ossos, estruturas cartilaginosas e membranas associadas.
- Muscular: é formado pelos conjuntos de músculos e está relacionado também com a movimentação e contração de órgãos.
Referência: corpo humano
Portais
Fortaleça no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz P’ra Nós!
Post muito bom, Luz p’ra nós
Luz pra nós
É muita perfeição🙏✨!LPN💙
O Criador é grande ou não é?! A complexidade do corpo humano evidencia a inteligência do Divino. Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Muito boa aula! Gratidão!
Luz p’ra nós! ✨
Luz p’ra nós
#unebrasil #edl #bobnavarro