Métodos Contraceptivos Naturais
Para orientar sobre a tabelinha a primeira pergunta que preciso fazer para você é:
Você conhece seu corpo???
Eu considero o auto conhecimento, a ferramenta que mais soluciona problemas em todos os aspectos da vida e com seu corpo não seria diferente.
Conhecer o seu corpo vai te possibilitar usar a tabelinha para engravidar (se não houver nenhum problema na sua ovocitação/ovulação), não engravidar e até escolher o sexo do bebê, isso mesmo, pelo menos em probabilidade, mas isso é para outro post.
Para usar a tabelinha:
Você precisa identificar o dia/período exato que você começa a ovular (o termo correto hoje é ovocitar mas ovular também é aceito e prefiro usar esse termo Ovulação).
Logo após o fim da menstruação se inicia o periodo Fértil, mas só uns dias após seu ovário vai liberar 1 ou mais óvulos/ovócito. Nenhuma regra é 100% perfeita mas existe um padrão que considera o dia que a menstruação desce, o dia 1° e muito provavelmente o 14° a partir desse dia será o dia que o ovário vai liberar o ovócito, e, consequentemente o dia/período mais propício para um fecundação, considerando que os dias anteriores e os dias posteriores a liberação do ovócito também são dias com alta probabilidade de gravidez já que os espermatozóides podem sobreviver no interior da vagina por até 72h.
Exemplos:. Vc pode ter uma relação sexual hoje e ovocitar daqui a 2 dias , e ter um espermatozóide vivo dentro de você que vai fecundar seu ovocito. Você também pode ovocitar/ovular hoje e ter relação sexual amanhã e o espermatozoite encontrar seu óvulo lá vivo e esperando para ser fecundado.
●O tempo de vida do óvulo é de aproximadamente 24h após ser liberado do ovário.
●O tempo de vida do espermatozoide no interior da vagina é de 48 a 72h. Os mais poderosos podem sobreviver até 5 dias;
A tabelinha que indico é o app Meu Calendário. Lembre sempre de marcar;
o dia que desce sua menstruação;
o fim da menstruação;
estar atenta ao tempo do seu ciclo menstrual, estar atenta a qualquer mudança no seu corpo como , dor de cabeça, cólicas, aumento de temperatura corporal e muco cervical.
Durante a ovulação a mulher costuma liberar o muco cervical que lembra a textura da clara do ovo e sentir cólica no lado do ovário que está ovocitando naquele mês.
Por: Marina Rosa
Muito bom o post
Luz p´ra nós!
Ótima ferramenta pra nós auxiliar. Legal que trouxe para o site. Estarei aguardando o post sobre o sexo do bebê ! 🙂
Luz p’ra nós!
luz p’ra nós!!!
Gratidão por compartilhar, Luz p’ra nós!!!
Orientações indispensáveis para quem optar pelo método! Post muito bom… Luz p’ra nós!
Gratidão Dri <3
Luz para nós!!!