Na cadeia alimentar, observamos diferentes níveis tróficos: produtores, consumidores e decompositores. Os produtores são aqueles que produzem seu próprio alimento, como algas e plantas. Os consumidores, por sua vez, não são capazes de produzir seu próprio alimento, necessitando alimentar-se de outro ser vivo. Já os decompositores são responsáveis pelo processo de decomposição, como os fungos.
Os animais onívoros são consumidores. A depender do alimento que estão ingerindo, podem ser classificados como primários, terciários, quaternários, e assim por diante. Quando um animal alimenta-se de uma planta, por exemplo, ele é considerado um consumidor primário, pois alimentou-se de um produtor. Quando um animal alimenta-se de um herbívoro, por sua vez, comporta-se como consumidor secundário. Percebe-se, portanto, que um animal onívoro pode ocupar diferentes níveis tróficos, a depender do que ele está ingerindo.
Os seres humanos são onívoros, uma vez que apresentam uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal e também animal. Deles retiramos os nutrientes dos quais necessitamos para a nossa sobrevivência, sendo fundamental sua ingestão para que nosso corpo funcione adequadamente.
Veja alguns exemplos de animais onívoros nas diversas classes de animais, como:
- Aves: Corvo, araras, emas, codornas, inhambus, galinhas, etc. Entre os alimentos presentes em suas dietas, podemos citar frutos, brotos, sementes e até pequenos vertebrados;
- Peixes: Piraputamba, tambaqui, pacu, entre outros. Alguns dos alimentos presentes na dieta desses peixes são insetos, vegetais, microcrustáceos e algas;
- Mamíferos: Urso pardo, lobo guará,rato, ser humano, entre outros. A dieta desses animais também é bastante diversificada e incluem os mais diversos itens de origem animal e vegetal.
O urso pardo é um exemplo de animal onívoro e sua dieta consiste em frutas e peixes, entre outros itens
Algumas características do sistema digestório de onívoros:
- O estômago apresenta paredes musculares e produz ácido clorídrico e enzimas;
- Na boca, há a ação de amilase salivar;
- O intestino delgado é relativamente longo;
- Apresenta a região do cólon expandida;
- A dentição é adaptada para que possam alimentar-se dos mais diversos tipos de alimento. Por exemplo, na espécie humana, encontram-se oito dentes incisivos com função de cortar pedaços de frutas e legumes; quatro caninos que furam e rasgam carne; oito pré-molares e doze molares que atuam triturando os alimentos em geral.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Que incrível.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Bem legal. Luz p’ra nos!
Lpn!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!