O Doodle de hoje comemora o 110° aniversário da engenheira brasileira Enedina Alves Marques, a primeira mulher negra no Brasil a se formar em engenharia e a primeira mulher no estado do Paraná a se tornar engenheira.
Neste dia, em 1913, Marques nasceu em Curitiba, Brasil. Ela trabalhou como empregada doméstica e babá para terminar o ensino médio e tornou-se professora depois de se formar. Cursou engenharia civil na Universidade Federal do Paraná em 1940.
Iniciou a carreira na Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas como auxiliar de engenharia e transferiu-se para a Secretaria Estadual de Águas e Energia Elétrica do Paraná, onde contribuiu com projetos de grande porte, como o desenvolvimento da Usina Hidrelétrica do Paraná em vários rios da região, o levantamento topográfico e a construção da maior hidrelétrica subterrânea, a Usina Capivari-Cachoeira.
Homenagem do Google para Enedina
Em reconhecimento às suas contribuições para o Paraná e para a engenharia, seu nome foi inscrito no Memorial à Mulher junto com outras 53 mulheres pioneiras brasileiras. Uma rua de um bairro de Curitiba recebeu o nome de Rua Engenheira Enedina Alves Marques em homenagem a ela.
Matéria complementar:
Moisés e Jesus eram Negros?
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós
Amém, belo reconhecimento. #luzpranos
Lpn!
Que força.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Bom…
Luz p’ra nós!
Luz pra nos galera!
Luz p’ra nós




Luz p’ra nós!
Bacana, histórias de mulheres de fibra.
Luz p’ra nós!