A vinagreira, também conhecida como agrião-de-guiné, azedinha, caruru-da-guiné, graxa-de-estudante, groselheira, hibisco ou papoula, é uma planta medicinal rica em vitamina A e C, ferro, fósforo e potássio, o que lhe garante ação antioxidante, antisséptica, tônica e vasodilatadora, podendo ser usada como forma de complementar o tratamento de diversas doenças, desde que indicado pelo médico.
As folhas e cálice da vinagreira podem ser consumidos em forma de chás ou sucos, ou serem utilizados como temperos ou para preparar doces, geleias e vinagre, por exemplo. O seu nome científico é Hibiscus sabdariffa e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres.
Para que serve a vinagreira
As folhas e cálice da vinagreira são ricas em vitamina A e C, ferro, fósforo, ferro, proteínas, ácido málico, ácido tartárico e antocianinas, o que garante as propriedades diurética, digestiva, antioxidante, antiespasmódica, antisséptica, laxante, tônica, vasodilatadora e sedativa. Dessa forma, a vinagreira pode servir para diversas situações, sendo as principais:
- Aliviar as cólicas uterinas;
- Combater a pressão alta;
- Ajudar no tratamento de infecções da pele;
- Auxiliar no tratamento de espasmos gastrointestinais;
- Aliviar os sintomas de má digestão;
- Combater os sintomas de gastroenterite;
- Aumentar o apetite;
- Aliviar os sintomas de varizes e hemorroidas.
Como usar
Tanto as folhas como o cálice da vinagreira podem ser utilizados. O cálice é normalmente utilizado na culinária para preparar doces, geleias, vinagre, xarope e em saladas, além de também poder ser usado no preparo de sucos e chás, assim como as folhas, e tempero. Para fazer o chá de vinagreira, por exemplo, deve-se colocar 1 colher de chá de vinagreira em uma xícara de água fervente e deixar por 10 minutos. Depois, coar e beber a seguir. Beber até 2 xícaras por dia.
Quando não é indicado
O uso da vinagreira não é indicado para gestantes e mulheres em fase de amamentação, assim como não é recomendado que pessoas que estejam em tratamento para dependência alcoólica faça uso do extrato alcoólico dessa planta. Apesar de não terem sido descritos efeitos colaterais relacionados com a vinagreira, algumas pessoas indicaram ter tido vômito e diarreia quando consumiu essa planta e excesso.
Apesar de possuir diversos benefícios e poder ser utilizada no tratamento de diversas situações, a vinagreira não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.
Portais
Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer
Luz p’ra nós!
Fico fascinada com poder medicinal das plantas! 😍Gratidão!🙏🌹✨
Luz p’ra nós.
Luz p´ra nós
Gratidão 🙏 Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Gratidão. LPN!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏
Muito bom. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️ ✅⚠️