Se você caminhar pela floresta e ver um toco de árvore, poderá pensar que está enfrentando um organismo morto. No entanto, existem razões para acreditar que há mais em tocos de árvores do que aparenta. De fato, graças à ajuda de outras árvores na floresta, elas ainda podem estar vivas. Recentemente, um grupo de pesquisadores da Nova Zelândia publicou um estudo sobre esse fenômeno, que eles chamam de acoplamento hidráulico.
Ao colocar monitores em um toco com tecido vivo que cresce a partir dele e nas árvores circundantes, os pesquisadores notaram algo interessante. As árvores normalmente precisam de sua folhagem verde para permanecerem vivas e crescerem; no entanto, eles descobriram que o toco vivo tinha um sistema radicular complexo que se conectava ao de uma árvore próxima. Ao tirar vantagem do sistema radicular maior, o toco conseguiu acessar a água e os nutrientes do vizinho, mantendo-se vivo.
É um fenômeno incrível que fala da conectividade entre as árvores e sua capacidade de ajudar os membros da comunidade que mais precisam. Este tipo de compartilhamento de recursos é um dos muitos detalhes fascinantes do famoso livro de Peter Wohlleben, “a vida oculta de árvores: o que sentem, como elas se comunicam”. Nele, Wohlleben propõe que pensemos nas árvores como famílias humanas e nas florestas como redes sociais. Quando vista dessa maneira, não parece estranho que uma árvore forte compartilhe livremente seus recursos para manter um toco vivo.
O estudo da Nova Zelândia também descobriu que a árvore mais forte não se machucou durante esse processo. Durante o dia, quando a árvore evaporava a água através de suas folhas, o coto recebia poucos nutrientes. No entanto, quando a noite caiu e a evaporação diminuiu, o coto conseguiu acessar a água e os nutrientes da árvore mais velha. O mesmo aconteceu em dias chuvosos ou nublados, quando a evaporação da árvore era mínima.
Então, da próxima vez que você estiver passeando por uma floresta, reserve um momento para olhar ao seu redor e se maravilhar com a complexidade dos organismos.
Na EDL falamos sobre isso, sobre respeitar cada momento, aprender com o mesmo e partilhar a união de um ponto em comum que é Deus. A Natureza se ajuda, ela trabalha como um organismo vivo (porque é um) e este estudo está aqui p’ra lhe provar. Todos somos parte de UM corpo. Deus se fragmentou em tantos p’ra vivermos essa Obra magnífica que chamamos de Vida!
Acesse esta introdução para melhor compreensão do que eu digo:
QUERO ENTENDER
Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer
Luz p’ra nós!
Nossos reinos nos ensina muito a trazer pra nosso reino humano as lições, muito sabia a natureza, Deus é vivo.
Luz p’ra nós.
Incrível a simbiose! Luz pra nós
Luz p´ra nós!
Gratidão por compartilhar, Luz pra nós!
Luz pra nós!
Sabedoria💚
Luz pra nós!
Muito feliz em saber! Aguça nossa sensibilidade para observarmos mais.
Luz pra nós🙏
Luz para nós!!!
Gratidão pelo post!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏻🕊
Lpn!
Luz p’ra nós!