Aldeia de Paraty funda primeira biblioteca indígena do Rio de Janeiro

Compartilhe a Verdade

Em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, a ‘Biblioteca Comunitária Itaxi Mirim’ já pulsa forte no coração de toda a Aldeia Itaxi. Com as bênçãos do Cacique Miguel, de 120 anos, o espaço que foi inaugurado no final do mês passado e é a primeira biblioteca comunitária indígena do estado do Rio de Janeiro e integra a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC).

“Esse espaço é importante tanto para as crianças quanto para os adultos, para que eles possam saber a importância da leitura e ter acesso aos livros e a literatura dos autores indígenas. Não são todas as aldeias que têm uma biblioteca. Vamos convidar outras aldeias para conhecer nosso espaço”, disse Flávia Arã, uma das responsáveis pela biblioteca.

Conheça a primeira biblioteca comunitária indígena do estado do ...

A biblioteca foi fruto da parceria dos indígenas com a rede de bibliotecas comunitárias de Paraty, a ‘Mar de Leitores’, que integra a rede nacional. A construção levou cerca de seis meses e contou com a ajuda de crianças na decoração, como a pintura do mobiliário. Nas estantes um acervo rico e diverso de literatura da cultura indígena, está disponível para aproximadamente 40 famílias e 200 integrantes da aldeia.

Aldeia de Paraty ganha biblioteca comunitária | PublishNews

Conheça a primeira biblioteca comunitária indígena do RJ | Razões ...

leituracomodireitohumano Instagram posts - Gramho.com

Conheça a primeira biblioteca comunitária indígena do RJ | Razões ...

Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias foi criada em 2015 e tem mais de 110 bibliotecas espalhadas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste com o objetivo de formar leitores e incidir a política na área do livro e da leitura e para a democratização do acesso ao livro e a leitura no país. A Rede tem em média 23 mil atendimentos mensais diretos em suas bibliotecas, sendo que 1.200 atendimentos são para pessoas indígenas.

Estamos honrados de ter uma biblioteca comunitária em aldeia indígena. É muito bonito ver a alegria das crianças da aldeia ao entrar neste novo espaço feito e querido por elas” afirmou Bernadete Passos, integrante da rede Mar de Leitores e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

 

Ajudem no Merch:
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.wixsite.com/livrolucifer

 

Luz p’ra nós! 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “Aldeia de Paraty funda primeira biblioteca indígena do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Costa Rica é o primeiro país do mundo a fechar zoológicos

Compartilhe a VerdadeA Costa Rica deu início em 2017 ao fechamento de todos os zoológicos estaduais e, embora a transação tenha sido gradual, as espécies que eram mantidas em gaiolas foram realocadas em vários centros do país. A Costa Rica é o primeiro país do mundo a propor e respeitar […]

Talvez você goste

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!