O chá de ipê-roxo é feito a partir da casca da árvore. Trata-se de uma árvore de nome científico Handroanthus impetiginosus encontrada principalmente na América do Sul.
Também conhecida como pau-d’arco, piúna, ipê-roxo-de-bola, ipê-de-minas, piúna-roxa, a árvore ipê-roxo é muito conhecida pelo seu uso medicinal e como madeira de lei.
O ipê-roxo é originário da mata atlântica brasileira, mas também ocorre no cerrado, sendo uma árvore nativa do Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo. Entretanto, a árvore ipê-roxo também é muito encontrada em alguns países próximos (como na Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela, Panamá e México.
Uso medicinal do chá de ipê-roxo
Na naturopatia, o ipê-roxo é empregado para tratar inflamações, úlceras, infecções bacterianas e fúngicas. Suas substâncias medicinais são extraídas da casca da árvore.
Um estudo publicado pela revista Phytotherapy Research avaliou a propriedade cicatrizante dos extratos etanólicos e aquosos da casca da árvore do ipê-roxo e chegou a resultados que vão ao encontro com o conhecimento consolidado na naturopatia. Esta pesquisa induziu o desenvolvimento de úlceras gástricas crônicas em ratos e os tratou com extrato etanólico de ipê-roxo duas vezes ao dia durante sete dias. Ao final da análise, houve redução em quase metade das úlceras gástricas tratadas com o extrato de ipê-roxo. O estudo concluiu que os compostos presentes na casca da árvore apresentam propriedades significativas capazes de proporcionar a cicatrização das úlceras gástricas. O efeito se dá pelo aumento do conteúdo de muco e da proliferação celular, confirmando a utilidade do ipê-roxo para o tratamento desse tipo de condição.
Ainda, outro estudo publicado pela “Proceedings of the National Academy of Sciences” concluiu que a casca do ipê-roxo possui um componente capaz de eliminar um tipo de célula cancerígena. O composto extraído da casca da árvore interage com uma enzima identificada como NQ01, encontrada em células de câncer pulmonar e outros tumores sólidos. Nos tumores, a substância é metabolizada e produz a morte celular sem danificar os tecidos não cancerosos. De acordo com os pesquisadores do estudo, esse componente presente na casca do ipê-roxo, chamado de “beta-lapachone”, tem potencial para ser utilizado no tratamento de câncer de pulmão.
Entretanto, apesar do conhecimento popular interagir com as pesquisas realizadas, dificilmente será vantajoso para as indústrias farmacêuticas, menosprezando grandes benefícios que o ipê-roxo pode proporcionar.
Como fazer o chá de ipê-roxo
Diferente do modo como normalmente fazemos os chás, a partir das folhas ou flores da planta, o chá de ipê-roxo é feito a partir da casca da árvore. Essa planta possui cascas grossas e fáceis de serem retiradas, mas também, caso não tiver acesso à ela, é possível encontrar casca de ipê-roxo desidratadas em casas de produtos naturais.
Modo de preparo: Lave bem as cascas de ipê-roxo em água fria e depois escaldando rapidamente em água fervente, caso você tenha colhido as cascas diretamente da árvore. Leve um litro de água ao fogo. Após começar a ferver, adicione duas colheres de sopa de casca da árvore ipê-roxo e desligue o fogo. Deixe a mistura tampada descansar por dez minutos. Consuma de duas a três xícaras por dia.
Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
Luz p’ra nós!
Valeu pelo post. Coitado dos ratinhos kk. Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós
Luz pra nós 🌻
Já tomei chá de Ipê roxo e essa matéria me lembrou de voltar a tomar e me beneficiar de suas maravilhosas propriedades 🌸
Gratidão!
Luz p’ra nós ✨
Gratidão!
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós.
Pretendo iniciar o uso, depois de saber! Obg…Luz p’ra nós!
Muito bom o post luz para nós!
Muito interessante!
Luz para nós!!!
Luz para nós!!!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
luz pra nós !
Bem interessante, não sabia que o Ipê-roxo tinha um grande benefício. Obrigada pelo post. Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós !!