Eucalipto arco-íris: uma das árvores mais bonitas do mundo

Michelly 19
Compartilhe a Verdade

Eucalyptus deglupta é uma espécie de eucalipto da família Myrtaceae pertencente ao gênero Eucalyptus. É famoso no mundo todo pela variação de cores que o caule apresenta à medida em que vai trocando a casca.

 

Imagem relacionada

 

O eucalipto deglupta é comumente conhecido como o eucalipto arco-íris por causa de sua maneira única de derramar sua casca. Uma vez derramada, a casca interna que é revelada é verde brilhante, mas eventualmente amadurece para azul, roxo, laranja e, eventualmente, marrom. O eucalipto arco-íris não perde sua casca de uma só vez, mas em seções ao longo do ano, permitindo o incrível efeito do arco-íris.

É uma árvore de grande porte com tamanho variando entre 20 a 25 metros de altura. Também conhecida como ‘goma de Mindanao’, ou ‘goma de arco-íris’, esta bela árvore é nativa das Filipinas, Indonésia e Papua Nova Guiné. É a única espécie de eucalipto que geralmente vive na floresta tropical – com uma extensão natural que se estende até o hemisfério norte

 

 

Com esse caule multicolorido e volumoso torna-se uma excelente opção para plantio em alamedas em locais de bastante espaço e afastado de construções.

Além do tronco suas folhas também são decorativas, apresentam coloração verde-escuro brilhante na parte superior e acinzentado na parte inferior.

 

 

Produz grande quantidade de flores brancas pequenas reunidas em grandes inflorescências florescendo diversas vezes ao ano sendo que o auge ocorre na primavera.

Essas flores são perfumadas e melíferas. Elas se reunem em inflorescências do tipo umbela, terminais ou axilares. Elas são numerosas, de cor branco-creme a amareladas, com longos estames, perfumadas e produzem néctar em abundância, atraindo abelhas. Os frutos que se seguem são cápsulas globulares, de cor marrom, contendo de 3 a 12 sementes por válvula. As sementes são diminutas, achatadas e com uma pequena asa. O florescimento ocorre diversas vezes ao ano, com mais profusão na primavera e outono.

 

Imagem relacionada

 

No paisagismo, o eucalipto arco-íris é uma excelente escolha para formar alamedas em largos caminhos. Como seu belo tronco é apreciado de perto, não é muito interessante plantá-la em locais distantes dos locais de passagem. Ainda assim, há que se ter em mente a preocupação com o espaço requerido pela planta e sua proporção com relação a construções próximas. O ideal é utilizá-la em amplos jardins, assim como em praças e parques, distante de tubulações enterradas, muros, casas e fiações. Seu crescimento é rápido e não exige muitos cuidados depois de bem estabelecida. Nas Filipinas é uma das principais árvores destinadas à produção de celulose para papel. Ao contrário de outras espécies de Eucalyptus, o eucalipto arco-íris não produz óleos aromáticos. Por ser uma espécie rústica e pioneira ela é utilizada com sucesso em áreas de reflorestamento com solos pobres, arenosos ou de recente atividade vulcânica.

 

________ 

 

Deve ser cultivado sob meia-sombra ou sol pleno, em diversos tipos de solos, preferencialmente drenáveis, profundos, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente por pelo menos dois anos após o plantio. Suas raízes profundas, o tornam resistente à curtos períodos de estiagem. Tolera geadas leves, mas perece sob o frio intenso. Por este motivo, não é indicado para climas temperados ou mais frios. Aprecia o calor e a umidade tropicais. Tolerante à salinidade de regiões litoraneas. Não é adequado às regiões semi-áridas e é muito sensível ao fogo, ao contrário de outros eucaliptos. Multiplica-se facilmente por sementes ou estacas. As sementes germinam entre 4 a 20 dias após a semeadura. As estacas devem ser removidas dos ramos de plantas jovens, com menos de 2 anos. As mudas podem ir para o local definitivo com cerca de 4 meses.

 

 

 

 

 

 

 
 

Tema enviado por Rayana Urania

 
 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

19 thoughts on “Eucalipto arco-íris: uma das árvores mais bonitas do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

🖤 Gata adota quatro esquilos órfãos, e as fotos são puro amor 🧡

Compartilhe a VerdadeA princípio, os pequenos roedores ficaram assustados com a “mamãe adotiva”, mas eles logo deixaram as reservas de lado e se deixaram acolher por Pusha. Nasceu assim uma família não convencional, mas não por isso menos adorável.   Sabemos que esquilos estão abaixo dos gatos na cadeia alimentar. […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!