O caderno de Marie Curie ainda precisa de uma caixa de chumbo!

Dri 21
Compartilhe a Verdade

O caderno de Marie Curie ainda precisa de uma caixa de chumbo!

Você sabia que a Marie Curie fez contribuições muito significativas para a ciência no século XX ? Ela fez isso com um grande custo para sua própria saúde.

Um fato, que talvez você desconheça é que os níveis de radiação a que ela foi exposta eram tão poderosos que seus cadernos devem ser mantidos em caixas revestidas de chumbo.

E não são apenas os manuscritos de Curie que são perigosos demais para tocar. Se você visitar a coleção de Pierre e Marie Curie na Bibliothèque Nationale, na França, muitas de suas posses pessoais – de seus móveis a seus livros de culinária – exigem roupas de proteção para serem manuseadas com segurança. Você também terá que assinar uma isenção de responsabilidade afirmando que assume os riscos de uma possível contaminação com material radioativo.

Marie Curie andava basicamente com garrafas de polônio e rádio nos bolsos o tempo todo. Ela ainda mantinha cápsulas “cheias de coisas perigosas” em sua prateleira.

Marie Curie sempre ficava deslumbrada com o brilho verde e azul que as substâncias emitiam: “Uma das nossas alegrias foi entrar em nossa sala de trabalho à noite; então percebemos por todos os lados as silhuetas luminosas das garrafas de cápsulas contendo nossos produtos”, escreveu a cientista vencedora do Prêmio Nobel em sua autobiografia. “Era realmente uma visão adorável e sempre uma novidade para nós. Os tubos incandescentes pareciam tênues luzes de fadas.”

Porém, os materiais nos tubos na prateleira eram muito mais do que um deleite aos olhos, eles eletrizavam o próprio ar.

Pierre Curie, seu marido e parceiro de trabalho construiu uma câmara com um eletrômetro que media as correntes elétricas fracas. Quando ele levou os tubos próximos da câmara, o ar de dentro se dividiu em íons positivos e negativos, criando uma corrente elétrica fraca.

O casal decidiu chamar esse acontecimento de “radioatividade”, demonstrando que o que se pensava ser a menor constituição possível da matéria, os átomos, poderiam emanar partículas ainda menores.

E por estar sempre em contato com essa energia radioativa, os Curie acabaram doando a sua vida em nome da ciência. Seus corpos , assim como os objetos pessoais, também precisaram de cuidados especiais, e foram enterrados em caixões de chumbo.

Como o jornal americano Christian Science Monitor aponta, o fato de que os cadernos e demais objetos  ainda são radioativos um século depois não é nada.

O isótopo mais comum do rádio, o material mortal que Curie carregava nos bolsos, tem uma meia-vida de 1.601 anos, ou seja, o elemento irá se manter ativo até o ano 3.535 pelo menos.

E um fato inusitado aconteceu essa semana na Inglaterra! Uma mulher pediu aos seus colegas de trabalho um bolo de aniversário com o rosto da cantora Mariah Carey, de quem ela é fã. Para a surpresa de todos, o bolo chegou com o rosto de nada mais nada menos que a nossa querida cientista Marie Curie! O pessoal não entendeu direito o nome e acabaram fazendo uma torta com o rosto da cientista.

Acesse:

Escola de Lucifer
Círculo EDL
Unebrasil
Livro Lucifer
Quero Vencer
Congresso Digital

Assista: IMPORTANTE!

Quero Entender   Alquimia da Bicicleta   Como entender a Torus?  O nada de fora é o nada de dentro   Geometria Sagrada  Cubo de Metatron

Luz pra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

21 thoughts on “O caderno de Marie Curie ainda precisa de uma caixa de chumbo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Ventosaterapia

Compartilhe a VerdadeJá usada no Ocidente Antigo, a ventosaterapia é uma técnica que continua super presente nos dias de hoje e oferece vários benefícios para a saúde. Segundo registros históricos que temos conhecimento, os índios desenvolveram a técnica da ventosaterapia utilizando chifres de animais, os chineses a usavam com bambus […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!