Gibis especiais trazem educação ambiental em quadrinhos

Cássia 15
Compartilhe a Verdade

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, intensifica o debate sobre o cuidado com o planeta, a preservação da natureza e sobre um modo de vida sustentável. Mas, muitas vezes, estes debates não são acessíveis para crianças e adolescentes.

Pensando em aproximar este tema das próximas gerações, justamente as mais impactadas pelo desequilíbrio ecológico, foram criados dois gibis que falam do cuidado com o meio ambiente e sua importância usando as histórias em quadrinhos, ferramenta divertida e didática ao mesmo tempo.

Turma da Mônica, Cuidando do Planeta

Em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Sabesp realiza uma série de atividades especiais em suas redes sociais, com foco na preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

Ao longo da semana, a empresa vai exibir materiais produzidos em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. Serão dois vídeos de 30 segundos, tirinhas e gibi digital, onde a Turma da Mônica vai mostrar a importância de cuidar bem do meio ambiente.

A programação da Semana do Meio Ambiente elaborada pela Sabesp traz ainda lives com oficinas práticas no estilo “faça você mesmo”, apresentadas ao vivo no Instagram, com dicas úteis sobre sustentabilidade, soluções ambientais e responsabilidade socioambiental.

 

Falando de Meio Ambiente em Quadrinhos

O livro Falando de Meio Ambiente em Quadrinhos  reúne 21 histórias criadas e ilustradas por alunos da graduação de Engenharia Ambiental da Universidade Veiga de Almeida (UVA). O material traz conceitos de ecologia e sustentabilidade de forma criativa para ser usado como ferramenta de educação ambiental por professores dos ensinos fundamental e médio.

A organização do conteúdo teve a curadoria da professora Viviane Japiassú, da disciplina Ecologia e Sustentabilidade,. Ela reuniu o material, inseriu as informações conceituais e distribuiu as tirinhas em três capítulos: sucessão ecológica e produção primária; indivíduos, população e comunidades; espécies exóticas nativas e endêmicas.

 

Além de adotar a linguagem dos quadrinhos, que conversa diretamente com o público jovem e adolescentes, no fim de cada capítulo o e-book traz um jogo de palavras-cruzadas e um quiz.

“Esse conteúdo adicional é um incentivo para interação uma vez que a proposta é que sejam realizados desafios on-line entre os estudantes. Isso é muito positivo nesse cenário de isolamento social ocasionado pelo novo coronavírus”, destaca Viviane.

A professora avalia que a pandemia da covid-19, além de todos os impactos socioeconômicos, também provocou questionamentos sobre a forma como lidamos com o planeta.

“Não existe economia sem os recursos naturais e pessoas. Por isso, é preciso pensar nos próximos passos para nos adaptarmos à nova realidade. E a educação ambiental é uma importante aliada na construção de seres conscientes e engajados”, conclui.

Fonte

Luz p’ra nós!

Vamos ajudar no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Gibis especiais trazem educação ambiental em quadrinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

As delicadas plantas de Raya Sader

Compartilhe a VerdadeA artista de Barcelona Raya Sader Bujana corta meticulosamente e obtém pequenas plantas de papel, ficuses e filodendros com apenas alguns centímetros de altura. Elas são realistas e apresentam caules marrons embrulhados e folhas verdes que não são maiores que um dedo. Muitas vezes, sentadas em cestas milagrosas tecidas […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!