Beija-flores – Curiosidades fascinantes

Michelly 22
Compartilhe a Verdade

 

Uma das espécies de pássaros mais famosas no Brasil, o beija-flor chama a atenção por seu corpo delicado, bico alongado e jeito de voar. Mas o quanto você realmente sabe sobre esse pássaro de muitos encantos? É hora de testar seus conhecimentos sobre ele com esta lista de curiosidades sobre o beija-flor!

Da família dos troquilídeos, o beija-flor é originário das Américas. No nosso continente, o habitat do beija-flor pode ser o Alasca, nos Estados Unidos, até a Terra do Fogo, na nossa vizinha Argentina.

Ao todo, são mais de 320 espécies, sendo que a maior parte delas vive em climas tropicais e subtropicais, em especial no Brasil e no Equador.

Um dos elementos de maior beleza no beija-flor são suas cores cintilantes. Ao contrário do que muitos imaginam, essas cores não vêm da pigmentação das penas. Na verdade, elas são resultado de um fenômeno conhecido como iridescência. Tal fenômeno acontece quando as cores do arco-íris são refletidas em uma superfície. Não à toa, fatores como nível de iluminação, umidade, ângulo de visão e desgastes podem alterar as cores de um beija-flor.

 

 

 

1  Os beija-flores chegam a bater as suas asas até 200 vezes por segundo – e os coraçõezinhos dessas aves pulsam, em média, 1,2 mil vezes em um único minuto.

O peso do coração dele equivale a 5% do peso total de seu corpo. Pode parecer pouca coisa, mas, para se ter uma ideia, o peso do nosso coração não ultrapassa a marca de 0,5% do nosso peso. 

O fator faz com que o beija-flor tenha uma circulação sanguínea mais eficiente e, portanto, melhor irrigação dos músculos, o que é importante para seu voo. 

 

 

10 curiosidades sobre o beija-flor, conheça e entenda | Petz

 

2 – Esses pequenos pássaros também podem alcançar velocidades que variam entre os 50 e os 70 km/h e, durante os períodos de migração, eles podem voar por 18 a 20 horas seguidas. Outra curiosidade sobre as habilidades de voo desses animais é que eles podem se deslocar em qualquer direção, seja para frente, para os lados, para trás e até de ponta cabeça se quiserem.

Ficar suspenso no ar é está entre as curiosidades do beija-flor, mas pouca gente sabe o quanto ela é realmente fascinante.

A aptidão só é possível graças a um conjunto de particularidades orgânicas que inclui: batimentos cardíacos e metabolismo acelerados, alimentação especial, ossos fundidos e alongados nas asas, “ombro” com rotação de cerca de 180° e bater de asas rápido e em formato de oito.

 

 

 

3 – Para suprir tamanha demanda enérgica, os beija-flores basicamente passam o dia se alimentando. Segundo levantamentos, essas aves precisam comer a cada 10 ou 15 minutos, mais ou menos, o que significa que elas visitam milhares de flores e fazem entre mil e 2 mil refeições diariamente.

Ao encostar a cabeça nas flores para sugar o néctar, absorve pólen em seu bico. Dessa forma, quando vai se alimentar de outra planta, ele espalha a substância, contribuindo para a reprodução das plantas. Ou seja, o néctar para beija-flor acaba sendo também uma espécie de néctar para as plantas.

 

 

Imagem relacionada

 

4 – Falando em alimentação, os beija-flores consomem principalmente o néctar das flores – substância que é super-rica em açúcares – e pequenos insetos, a partir dos quais os passarinhos obtêm as proteínas de que necessitam. E os bichinhos comem bem, viu! Para não morrer de fome, eles ingerem uma quantia de alimentos equivalente a por volta da metade de seu peso corporal todos os dias.

 

 

 

5 – Ainda sobre o néctar, apesar de essa substância ser composta por cerca de 25% de açúcares, os beija-flores dão preferência às que não são tão concentradas ou pegajosas demais.

 

 

Competição entre beija-flores. | Beija flores, Pássaros coloridos ...

 

6 – Mesmo consumindo essa quantidade toda de comida – e açúcares –, os beija-flores são levinhos e, dependendo da espécie, eles não pesam mais do que uma moeda.

 

 

Glaucis hirsutus, em primeiro plano, defendendo seu território contra uma Cambacica (Coereba flaveola). Estas, sempre estão presentes onde existem bebedouros de água açucarada. As disputas com beija-flores são raras e quando acontecem, geralmente são as Cambacicas que levam a pior. Os beija-flores são muito mais rápidos e agressivos.

 

7 –E mais: quando o assunto é buscar comida, não pense que rola camaradagem entre esses passarinhos! Eles são bem competitivos e territoriais com relação às flores que eles costumam visitar para sorver o néctar e, portanto, são considerados como animais antissociais por alguns especialistas.

 

 

Um Beija-Flor: Hibernação e Hipotermia | Blog Timblindim

 

8 – E esses pássaros entram em um estado semelhante ao de hibernação para conservar energia. Conhecido pelo nome de “torpor”, os beija-flores mergulham nele quando as temperaturas caem – todas as noites e durante os meses mais frios do ano – para conservar o calor corporal.

 

 

 

9 – Por conta dessa questão da (quase) hibernação quando as temperaturas caem, é mais comum ver beija-flores na primavera e – especialmente no verão – do que no outono ou inverno.

 

 

Folha de S.Paulo - Painel do Leitor - Leitor fotografa filhotes de ...

 

10 – Os beija-flores põem os menores ovos entre as aves – e suas dimensões não passam do tamanho de ervilhas, são aves nativas das Américas e que existem 340 espécies desses pássaros

 

 

Imagem relacionada

 

11 – Apesar de existirem registros de um beija-flor que viveu por pelo menos 12 anos, essas pequenas aves têm uma expectativa de vida que varia dos 3 aos 5 anos apenas, em média.

 

 

 

12 – A menor ave do mundo é um beija-flor! O colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae) mede cerca de 5,5 centímetros, marca por volta de 1,5 grama na balança e bate suas asinhas 80 vezes por segundo.

 

 

Ficheiro:Ensifera ensifera (Pico de sable) (14182491210).jpg ...

 

13 – E, para finalizar: a única ave cujo bico é mais longo do que o seu corpo é o beija-flor-bico-de-espada (Ensifera ensifera); e esse passarinhos, assim como os insetos e outros bichos diminutos, percebem a passagem do tempo de forma mais lenta do nós, humanos, e, por isso, conseguem escapulir facilmente quando tentamos capturá-los.

 

 

 

Fotógrafo australiano captura um arco-íris nas asas de um beija-flor. Uma beleza única!

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
unebrasil.net

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

22 thoughts on “Beija-flores – Curiosidades fascinantes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Animais transparentes multicoloridos deslumbrantes

Compartilhe a VerdadeCertamente você já viu ou já ouviu falar de animais que possuem o corpo totalmente transparente. Mas não tenho dúvida de que você nunca viu espécies transparentes como estas: ao mesmo tempo transparentes e multicoloridas. Claro, elas não são naturalmente assim. O artista japonês Iori Tomita obtém esse formidável […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!