De onde vem a dor no umbigo durante a gravidez?

Dri 19
Compartilhe a Verdade

 

Sentir dor no umbigo durante a gestação é um sintoma muito comum. Pode ocorrer em qualquer fase da gestação mas é mais comum quando o útero está um pouco maior. Ocorre principalmente devido às alterações no corpo para se adaptar ao crescimento do bebê.

dor no umbigo

O umbigo (como é conhecido popularmente) é tecnicamente uma cicatriz. Após o parto o cordão umbilical “perde a utilidade”, então ele é cortado e ligado. Com o tempo o coto do cordão fica ressecado e cai, deixando uma pequena cicatriz que chamamos de umbigo.

coto cordão umbilicalImagem mostrando o coto do cordão umbilical de um recém nascido. Note que por transparência é possível ver os vasos sanguíneos que existem no cordão.

Assim como existem vasos sanguíneos no cordão na parte externa ao corpo, existem vasos sanguíneos que percorrem a parte interna do nosso corpo durante a nossa vida fetal. Quando nascemos e o cordão é cortado, esses vasos não “desaparecem”. Como eles não terão mais fluxo eles obliteram e se tornam ligamentos. A veia umbilical vira o ligamento falciforme enquanto as artérias umbilicais passam a ser os ligamentos umbilicais mediais. Existe ainda no cordão uma outra estrutura chamada alantóide que irá formar o ligamento umbilical mediano, ligando o topo da bexiga a cicatriz umbilical.

vasos do cordão umbilicalUltrassom mostrando os vasos do cordão umbilical na parte externa do feto e continuando na parte interna do feto.

Por quê ocorre a dor no umbigo?

Durante a gestação o útero aumenta de tamanho (por isso seu obstetra mede o tamanho da barriga em cada consulta). Com o crescimento do útero durante a gestação estes ligamentos serão progressivamente estirados (alongados) e isso poderá causar dor em volta do umbigo. No entanto, essa dor não é constante, e aparece principalmente quando a mulher curva o corpo, faz esforço ou pressiona o local. Algumas pacientes poderão também se queixar de inchaço ou de sentirem “puxões” quando o bebê se movimenta.

Mudança da Altura Uterina durante a gravidez

Crescimento uterino durante a gestação. Os números correspondem aos meses de gestação.

Entretanto, se a dor surgir no final da gravidez, se espalhar pelo abdômen e for acompanhada de contrações uterinas, pode ser sinal de trabalho de parto, por isso é importante saber identificar quais os sinais do trabalho de parto e as contrações de treinamento.

Contrações de Treinamento (ou Braxton Hicks)

Conforme progride ao longo de sua gravidez, você poderá começar a sentir contrações estranhas em seu abdômen, como uma faixa apertada em toda a sua barriga. Estas contrações não são realmente dores do parto, mas sim as famosas contrações de Braxton Hicks, um dos sintomas mais comuns da gravidez.

 

Acesse:

Escola de Lucifer
Círculo EDL
Unebrasil

Unebrasil.net
Livro Lucifer
Quero Vencer
Congresso Digital

Assista: IMPORTANTE!

Quero Entender    Alquimia da Bicicleta        Como entender a Torus?    O nada de fora é o nada de dentro      Geometria Sagrada           Cubo de Metatron      Aula 1: O que é a vida pela alquimia?     Curso: Proibido no sistema

Luz pra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

19 thoughts on “De onde vem a dor no umbigo durante a gravidez?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mirra: conheça os poderes espirituais e medicinais da planta

Compartilhe a Verdade A mirra é uma árvore que se desenvolve em regiões de muito Sol e de solo bem drenado. Essas são as características típicas da Somália, lugar de onde ela tem origem. Outros locais nos quais é possível encontrar a mirra são o Médio Oriente, a Tailândia e […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!