Como os significados que damos ao que nos acontece impacta nossa existência e nosso destino?

Compartilhe a Verdade

Você já notou que nem todo mundo reage da mesma maneira quando passa por dores e sofrimentos? Isso ocorre porque cada pessoa, ao longo de sua existência, vai formando seu corpo emocional e sua identidade interna, conforme ela reage e responde ao que lhe acontece.

Todos nós estamos sujeitos ao que não temos controle. Entretanto, há escolhas que dependem de nós. E a forma como reagimos ao que nos acontece, torna a nossa existência melhor ou pior.

Querendo ou não, somos responsáveis por boa parte dos resultados que ocorrem em nossa existência, devido ao significado que damos ao que nos acontece e, dessa forma, vamos delineando nossa trajetória, conduta e crenças.
 
 

Vítimas ou Responsáveis

Podemos culpar os outros porque estamos infelizes ou tomar uma atitude e optar por sair dessa insatisfação.

Nossa maior dor pode ser nosso maior trunfo! Isto quer dizer que um trauma, ou limitação, pode ser utilizado de forma construtiva e contribuir para nosso desenvolvimento e ainda ajudar o próximo com nosso conhecimento e experiência.

Para melhor gestão de nossa vida, faz-se necessária a prática da auto-observação, pois cada ação gera reações e significados que se tornam consequências, que por sua vez, se convertem em causas de acontecimentos e, seguindo esse princípio, vamos afetando nosso destino.

Como diz uma frase atribuída ao grande dramaturgo inglês, William Shakespeare:

“Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.”

Isto quer dizer que, diante da nossa responsabilidade pelo que podemos controlar em nós, é possível tomar consciência de nossas emoções, através da auto-observação e controlar as mesmas, deixando de nos colocar como vítimas das circunstâncias.
 
 

Metáfora da Vida

Para entender melhor como nossa relação com a vida (todo/absoluto) impacta nossa existência (parte/relativo), pode-se fazer a seguinte comparação:

Faz de conta que a Vida é uma infinita película de um filme cinematográfico que vai rodando em uma tela de cinema e nós somos os atores. Já os acontecimentos, pertencem ao roteirista desse filme.

Nossa existência é nosso script (genética, infância, pais, criação, relacionamentos, vivências…) e, conforme vamos interpretando (experienciando/reagindo) o nosso script, podemos fazer uma magistral atuação ou não, e até chegar a atuar de forma desastrosa.

Como você está interpretando sua existência?
 
 

Pense nisso!

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz P’ra Nós

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

23 thoughts on “Como os significados que damos ao que nos acontece impacta nossa existência e nosso destino?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Serviços EDL - Sistema de Bolsa para Membros (Atualizado)

Compartilhe a Verdade   Sabemos que nem todos alunos podem arcar com o compromisso de ser um mensalista, mesmo assim a EDL dá a oportunidade de todos participarem e terem acesso ao conteúdo restrito de nossa escola, os serviços EDL é uma maneira justa e equilibrada de todos poderem participar […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!