1 De Agosto, dia de PachaMama – Celebração Andina

Compartilhe a Verdade

 

Mãe Terra e deidade máxima, a PachaMama é uma Deusa e está presente nas culturas dos Andes, Bolivianos e Peruanos situados ao noroeste argentino e, também, no extremo norte do Chile; como herança da civilização Inca. PachaMama está presente em meio aos homens não somente através do solo ou da terra como geologia, mas em toda a totalidade que a terra pode representar; provendo a vida, o sustento, a assistência e tudo o que for necessário para manter a vida em harmonia.

 

O significado de PachaMama

Para os povos anteriores aos incas no Peru e na Bolívia, Pachamama ou Mamapacha é a Terra, adorada em suas várias formas: os campos arados, as montanhas como seios, os rios caudalosos como seu leite. Para assegurar uma boa colheita, espalhase farinha de trigo na plantação e celebramse rituais em sua homenagem. Quando as  pessoas deixam de respeitála, esta Deusa-dragão manda terremotos para lembrar os homens da sua presença. Outra explicação também muita difundida cerca o termo de origem quéchua, que deu nome à divindade, onde mama refere-se à figura da maternidade e pacha abrange conceitos como o tempo e o espaço, a terra, o divino e o sagrado.

 

1º de Agosto: o dia de PachaMama

Mesmo após a destruição do império Inca pelos espanhóis no século XVI, as representações de Pachamama continuam a permear, pela cultura presente nos Andes. Deste modo, presente na religião, arte e vida cotidiana, no primeiro dia do mês de agosto é comemorada a resistência e a devoção à divindade PachaMama. Nesta data, os povos que a tem como parte intrínseca da cultura enterram panelas de barro com comida cozida em locais próximos às suas casas. Além deste item, são também adicionadas coca, yicta, álcool, vinho, cigarros e chicha, a fim de alimenta-la.  oferecido o chá de limpeza, que serve para preparar e limpar o corpo de quem participa da cerimônia. Esta infusão é feita a base de 7 ervas naturais e medicinais nativas da Puna (rica rica, copa copa, añagua, tola, chuchicaña, flor de puna e folhas de coca). Durante o dia da comemoração, é imprescindível que os devotos enrolem fios nas cores pretas e brancas, confeccionados com lã de lhama, nos pulsos e tornozelos esquerdos e ao redor do pescoço. Nunca deve faltar algo vermelho, é a cor preferida da Pacha! São oferendas que se fazem à terra para agradecer por tudo que ela nos dá. Agosto é o mês ideal para adorar a Mãe Terra, época de agradecimento pelas colheitas e pelo bom tempo, pelos animais e abundância do solo. Por isso, no primeiro dia do mês se realiza o ritual de agradecimento à terra, um rito que sobreviveu a colonização espanhola e atravessou fronteiras.

 

Poema para Pachamama

Eu canto uma canção de amor
a partir das pedras do meu corpo
dos picos mais altos das minhas montanhas
das areias quentes dos meus desertos
Eu a acaricio com folhas verdes
plantas verdes
relvas verdes
Eu a banho em vegetais
alimentoa em meus seios
a Terra
Eu a acalmo com águas cintilantes
refrescoa em meus oceanos
Minha canção de amor para você
é o meu corpo
a Terra
para alimentá’la
vestila
acolhêla
Aprenda a minha canção
e ela vai curar você
cante a minha canção e ela a fará inteira
dance comigo e você será sagrada

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz P’ra Nós.

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

25 thoughts on “1 De Agosto, dia de PachaMama – Celebração Andina

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Tudo azul: Borboleta Morpho

Compartilhe a Verdade A confusão que o público em geral faz em relação às borboletas do gênero Morpho se deve ao fato de que suas deslumbrantes asas são predominantemente azuis. Um característica bem comum nas 29 espécies e 147 subespécies descritas até hoje, todas encontradas nas florestas tropicais da América Central e da […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!