Pés de Lótus

Dri 17
Compartilhe a Verdade

Para a maioria de nós, a ideia de usar sapatos um número menor, que seja, é insuportável – mas, durante séculos as mulheres na China enfaixavam os seus pés para que eles parecessem menores do que naturalmente eram.

Pés de lótus

Foi a tradição chinesa de amarrar os pés das mulheres jovens em amarras apertadas a fim de modificar o formato dos pés.

A prática possivelmente terá tido origem em dançarinas das classes mais abastadas durante o Período das Cinco Dinastias e dos Dez Reinos na China Imperial (séculos X ou XI), para então se tornar popular durante a Dinastia Song e eventualmente ter-se-á espalhado para mulheres de todas as classes sociais.

Os pés de lótus tornaram-se populares por uma questão de status (mulheres de famílias ricas, que não precisavam de seus pés para trabalhar, poderiam manter os pés amarrados) e ter os pés deformados tornou-se um padrão de beleza na cultura chinesa. Sua popularidade e prática, entretanto, variou em diferentes partes do país.

O Imperador Kangxi tentou banir os pés de lótus em 1664, mas falhou.

No final do século XIX, reformistas chineses desafiaram a prática; contudo não foi senão no início do século XX que a tradição dos pés de lótus começou a morrer como resultado de campanhas anti-pés de lótus. Essa tradição implicava em deficiências locomotivas permanentes para a maioria das mulheres com a prática, e algumas poucas chinesas ainda vivem hoje em dia com deficiências ligadas aos pés de lótus (Como mostra o vídeo ao final da matéria).

O Procedimento em si era bastante brutal

As unhas eram cortadas antes de os pés serem mergulhados em água quente ou em uma mistura de ingredientes (combinação de várias ervas, castanhas, urina e sangue animal quente) a fim de amaciar o tecido envolto.

Depois, os pés eram massageados e ensopados com alume, um tipo de mineral. Em seguida, os dedos a partir do hálux (dedão) eram quebrados um a um e dobrados sob a sola antes de todo o pé ser enrolado com um tecido bem apertado.

Vez ou outra, o arco dos pés também quebrava, o que permitia que eles ficassem retos como continuação das pernas.

Alterações ósseas do pé-de-lótus e suas complicações para o indivíduo

De acordo com pesquisas, a deformação dos pés é realizada na pessoa quando criança, antes da puberdade entre os 7 aos 15 anos, através de soluções anestésicas feitas em casa, com faixas que forçam os ossos do tarso, metatarsos e falanges dos pés para a região plantar, provocando deformidade e fraturas, a fim de atingir uma forma de flor de lótus fechada.

As lesões causadas pelo pé-de-lótus traziam consigo diversas complicações para a mulher, como por exemplo: a redução de mobilidade, pois estariam com toda a massa corporal sobre seus pés deformados, o que mecanicamente, pode exigir mais de outras partes do corpo, provocando possíveis fraturas ou lesões.

A morfologia óssea provocada pela lesão é demasiada complexa, para isso, pesquisadores observaram que as alterações ocorrem no ângulo do arco plantar, de forma acentuada, modificando principalmente as falanges, da 2ª a 5ª, e metatarsos, com a presença de remodelação óssea e na direção plantar (parte de baixo dos pés). Os autores relatam também que a própria transformação dos pés provoca complicações na vida dessas mulheres, como na forma de andar e na estrutura completa do corpo.

Outra complicação relacionada a deformação dos pés foi abordada por pesquisadores da área de biomecânica dos ossos, associando o trauma dos pés a constantes quedas dos indivíduos, favorecidos pela redução da área plantar, que, após deformação, tem como pontos de contato com o solo somente as regiões do calcanhar e as falanges (ponta dos pés).

Devido à instabilidade na locomoção e constante quedas, a possibilidade de ocorrer fraturas é alta, ainda mais em mulheres idosas, que ao ser associada a baixa densidade óssea, ou outras patologias como a osteoporose, podem resultar em traumas.

 

Wikpédia com alterações / Imagens: Facebook

 

Acesse:

Escola de Lucifer
Círculo EDL
Unebrasil

Unebrasil.net
Livro Lucifer
Quero Vencer
Congresso Digital

Assista: IMPORTANTE!

Quero Entender    Alquimia da Bicicleta        Como entender a Torus?    O nada de fora é o nada de dentro      Geometria Sagrada           Cubo de Metatron      Aula 1: O que é a vida pela alquimia?     Curso: Proibido no sistema Campo magnético primário

Luz pra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

17 thoughts on “Pés de Lótus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Este fotógrafo se aventurou para tirar incríveis fotos da vida selvagem

Compartilhe a Verdade🎵   Andrey Gudkov é um fotógrafo russo da vida selvagem que realiza expedições frequentes às regiões mais distantes e perigosas da Indonésia e da África, como Bornéu, Zâmbia e Ilha Rinca. Tudo para capturar animais selvagens que vivem em seu habitat natural – uma vista que, devido […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!