15 anfíbios que você nunca viu

Compartilhe a Verdade

Sapo Dourado ou Sapo de Monte Verde: Características | Portal dos Animais

Anfíbios são animais que tem em seu ciclo de vida a fase aquática e a terrestre. O significado do seu nome anfi, que aquele que gosta de dois, e bios, que significa vida. Então anfíbios, aqueles que possuem em seu ciclo duas fases de vidas, no caso a aquática, quando girinos, e a terrestre na fase adulta. Há é claro algumas exceções como tudo em biologia.

Esses vertebrados desempenham importantes papeis na cadeia alimentar, sua temperatura varia junto com o ambiente, e podem ser considerados marcadores de saúde ambiental. Pois com a menor mudança em seu ambiente eles podem desaparecer.

Nesta matéria apresentamos algumas das mais curiosas variedades de sapos e rãs já encontrados na natureza. Algumas delas ainda não tem um nome propriamente dito em português, mas aí vai a nossa lista de 13 dessas espécies.

15 – Orange-legged leaf frog

Orange-legged Leaf Frog (Pithecopus hypochondrialis) | Flickr

Também é conhecido como sapo-macaco, anfíbio da família Hylidae encontrada apenas no Brasil. Tem como habitats naturais: mato fechado árido tropical ou subtropical,campos  de várzea árida tropical ou subtropical.

 

14 – Rã-dardo-venenosa-azul

RÃ - ESPÉCIES E CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS RÃS (ANFÍBIOS) - Klima Naturali™

Está rã, da espécie Dendrobates azureus, tem uma forte coloração azul para avisar seus predadores que ela é venenosa. Pode ser encontrada nas floresta do Suriname e também no Brasil.

A característica mais marcante é a presença de um forte veneno em suas glândulas. O veneno paralisa e muitas vezes mata seus predadores naturais.

 

13 – Sapo de Vidro

A parte de baixo do sapo-de-vidro é transparente! – LOL, HEHEHE

Este é com certeza um dos representantes mais curiosos dos anfíbios, pois devido a sua transparência podemos ver seus orgãos internos como o estômago, o coração.

É uma espécie extremamente ameaçada de extinção e todo cuidado na sua preservação é necessário.

Sua alimentação consiste de pequenos insetos como grilos e moscas e até mesmo minúsculas mariposas.

 

12 – Sapo Arlequim

Atelopus varius): The Costa Rican Variable Harlequin Toad (Atelopus varius), also known as the clown frog, is a neo… | Sapos engraçados, Pererecas, Animais repteis

O sapo Arlequim, da espécie Atelopu varius, é encontrado nas florestas do Panamá e é também conhecido como sapo palhaço por causa de sua coloração que aliás indica que é venenoso e server para advertir seus possíveis predadores que come-lo não é um bom negócio. Infelizmente esse sapo corre perigo de se extinguir, na Costa Rica, onde muitos biólogos  dizem que ele é natural de lá, já faz algum tempo em que ele não é mais avistado.

 

11 – Rã de olhos vermelhos

Rã-de-olhos-vermelhos » Amphibians » Aquarium » Exhibitions » Oceanário de Lisboa

Encontrado apenas nas florestas da Costa Rica, a rã de olhos vermelhos, é conhecida internacionalmente como Red-eyed tree frog (Agalychnis callidryas). Olha que figura entre os anfíbios que estão vias de desaparecer deste planeta.

 

10 – Sapo-boi-indiano

Sapo Boi Gigante curiosidades - Azul e indiano - Planeta Biologia

O  Sapo Boi Indiano da espécie Hoplobatrachus tigerinus é encontrado na Ásia, Paquistão, Afeganistão e Nepal. Os machos quando querem dar aquele xaveco animal, ficam com o corpo amarelo e o saco vocal azul e fazem um som bem peculiar na época de acasalamento.  Este sapo diferente dos outros não está ameaçado de extinção mas corre certo perigo devido ao crescimento demográfico dos países que o sapo indiano vive.

 

9 – Gray tree frog

Gray Tree Frog - Pet Care, Cage Setup, Diet, and Husbandry

O Sapo cinza de árvore da espécie Hyla versicolor, como o próprio nome diz  é cinza e vive em árvores e sua barriga amarela brilhante.

8 – Atelopus zeteki

Atelopus zeteki – Wikipédia, a enciclopédia livreAtelopus zeteki é uma espécie de sapo da família Bufonidae. Ele era nativo do Panamá. Seu habitat natural são as florestas úmidas das montanhas, em áreas tropicais e subtropicais, e rios. Está ameaçado pela perda do seu habitat.

 

7 – Leptodactylus quilombo

Três novas espécies de rãs são descobertas em estudo da UFPB: diversidade é subestimada, diz pesquisador | Paraíba | G1

Foi recentemente descoberto as rãs da espécie Leptodactylus barrioi, encontrada em diferentes localidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O nome homenageia o especialista em anfíbios e répteis, o argentino Avelino Barrio, pelas contribuições científicas ao gênero Leptodactylus.

 

6 – Sapo-dourado

Curiosidades Sobre o Sapo-dourado: Nome Científico e Habitat | Portal dos Animais

O sapo-dourado ou sapo-de-monteverde, habitou alguns locais nos bosques de Monteverde, na Costa Rica, América Central. A espécie foi classificada pela IUCN como extinta. Desde 1989 não se avistou mais nenhum indivíduo.

 

5 – Rã-venenosa-granulada

STRI Research Portal Image Details: #89488

A rã-venenosa-granulada é uma espécie de rã da família Dendrobatidae, encontrada na Costa Rica e no Panamá. Originalmente descrita como Dendrobates granuliferus, foi mudada para Oophaga em 1994. O seu habitat natural é o bosque húmido tropical/subtropical. Esta espécie está ameaçada pela destruição do seu habitat.

 

4 – Rã venenosa do Marañón

Excidobates mysteriosus, Rio Maranon Poison Frog, in habit… | Flickr

O sapo venenoso Marañón é uma espécie de sapo da família Dendrobatidae. É endêmica da Cordilheira do Condor, na drenagem do rio Marañón, no departamento de Cajamarca, no Peru.

3 – Dendrobates lehmanni

Minden Pictures stock photos - Lehmann's poison arrow frog (Dendrobates lehmanni) Colombia, South America - Phil Savoie/ npl

O sapo venenoso de Lehmann ou o sapo venenoso de banda vermelha é uma espécie de sapo da família Dendrobatidae nativo em uma pequena parte do oeste da Colômbia

 

2 – Adelphobates quinquevittatus

Adelphobates quinquevittatus | Renato Gaiga | Flickr

Adelphobates quinquevittatus é uma espécie de anfíbio da família Dendrobatidae. Ocorre no sul da Amazônia na drenagem do rio Madeira no oeste do Brasil, nos estados de Rondônia e Amazonas, e no leste do Peru, em Iquitos.

 

1 – Sapo venenoso-flecha Golfodulceano

phyllobates vittatus | Amphibien, Pfeilgiftfrosch, Reptilien

O sapo venenoso Golfodulceano ou sapo venenoso-flecha Golfodulceano é uma espécie de sapo da família Dendrobatidae endêmica da Costa Rica.

 

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

18 thoughts on “15 anfíbios que você nunca viu

  1. Legal! Alguns amigos aqui me chamam de perereca kkkk
    … de espécie rara, cor amarelada, dócil mas contém um veneno letal, encontrada somente nos reinos luciferianos…
    Kkkkkkkkkkk
    Brincadeira galera!
    Luz p’ra nós !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Assista agora o vídeo-clipe!!! Oryon - Solidão 🍎

Compartilhe a Verdade “Deixe o que tem e retire o que precisa.” Está no ar!!! Vídeo-clipe: Oryon – Solidão Vozes, Letra e Arranjos: Jac Jannie, Bob Navarro, Renan Fontanella (Metamorfose Viva)   Ouça agora no Deezer e Spotify!!! Oryon Music – 2020 Letra – Oryon – Solidão   A sós […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!