Killifishes, os peixes que vêm do céu

Compartilhe a Verdade

“Tem uns peixes esquisitos por aqui”, disse o velho, morador de um casebre entre o sul da Bahia e o norte de Minas. “São os peixes das nuvens, que caem do céu junto com a chuva, enchendo essas poças d’água do roçado duro”, explicou. Caem das nuvens? “Juro que vi um punhado deles descendo entre as gotas”, garantiu o velho.

O comentário feito anos atrás, vive sendo repetido pela gente do sertão toda vez que pesquisadores de peixes viajam pelo Nordeste. Ali, criou a lenda dos peixes caídos do céu para explicar como uns peixinhos coloridos aparecem do nada após as chuvas.

Chamados de “peixes das nuvens”, eles não despencam do céu, como os nordestinos creem, mas surgem do chão seco como brotos, numa rara forma de existência. A chuva que cai, faz eclodir dezenas de ovos de 2 milímetros enterrados no solo.

É nesse curioso parto que tem início a vida aquática dos killifishes (do holandês peixe do canal). Depois de passarem de dois meses a cinco anos “incubados” pela terra, os filhotinhos só têm direito a ver a vida fora do ovo depois da chuva.

Pátria da maioria dos killifishes do planeta, o Brasil possui muitos dos alagados onde eles vivem. No Nordeste é apelidado de peixe das nuvens, o país tem oito de cada dez espécies existentes. Os especialistas dizem que sua variedade de cores só é comparável à dos peixes marinhos que vivem nos corais. Além de ser os mais coloridos, os killifishes são os peixes com maior variedade de formas e tamanho, entre as 25 000 espécies de água doce do mundo.

Os killifishes aparecem na Terra há 200 milhões de anos, durante o período jurássico. Nasceram nas águas rasas do Mar de Thetys, oceano que cobria o espaço entre os vários continentes do planeta na época seguinte ao afastamento dessas grandes porções de terra.

Killifish – Wikipédia, a enciclopédia livre

 

Killifish Clown 1 a 2 cm (NOVIDADE)

 

Killifish Australe Chocolate 2 a 3 cm - bem pequenos (casal), Peixes Africanos, RsDiscus Aquários e Peixes ornamentais

 

A Flora no período Jurássico – Era Mesozoica

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Killifishes, os peixes que vêm do céu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Decorando a casa com pedras

Compartilhe a VerdadeCom decorações em pedra, e pedras pintadas também, você pode adicionar um novo ar a todos os cantos da sua casa. Se você gosta e deseja decorar a sua casa uma ótima opção é juntar essas em algo legal ou até fazer uma pintura nelas, um artesanato super […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!