Design Biofílico

Michelly 14
Compartilhe a Verdade

 

 

O termo Biofilia vem do grego bios, vidaphilia, amor, que significa “amor pela vida”.  A  palavra foi popularizada por Edward Wilson, que diz os seres humanos têm uma ligação emocional genética com a natureza.

Temos uma ligação instintiva com a natureza, este é um tema crescente na pesquisa acadêmica. A compreensão científica do impacto positivo que os espaços verdes trazem para a saúde mental.

Inserir a biofilia nos ambientes ajuda a reduzir o estresse; aumenta o bem-estar e estimula a criatividade. Além de aumentar a produtividade em ambientes corporativos, ser mais rentável em ambientes de varejo, reduzir o tempo de internação em espaços de saúde, e ajudar os alunos a se concentrem mais em seus estudos, em ambientes educacionais.

 

Veja abaixo algumas características a serem observadas em um ambiente Biofílico:

 

 

 

Vegetação

Trazer o verde para dentro dos nossos ambientes pode ser muito benéfico para o nosso bem-estar. Além disso, as plantas são purificadoras naturais do ar, melhorando a qualidade do ar interno.

 

 

 

 

 

 

Iluminação Natural

O acesso a Luz natural contribui para equilibrar o nosso ritmo circadianos e a saúde

Quando estamos em ambientes iluminados artificialmente, não percebemos a mudança de horário, por isso nosso cérebro não recebe a informação que está anoitecendo e deixa de produzir melatonina, o hormônio que nos faz relaxar. Por consequência disso, muitas pessoas ultimamente relatam dificuldades de dormir e cansaço, porque mesmo quando dormimos, nosso cérebro não descansa o que necessita.

 

 


– Ventilação Natural

Abrir a janela e deixar entrar ar fresco também é importante para ajudar nessa conexão. Através de uma janela aberta podemos ouvir o som da chuva, o vento ou pássaros cantando, conectando-nos ao clima.

Muitas vezes isso não é possível, pois muitos vivem em cidades poluídas e barulhentas. Mas se conseguirmos abrir as janelas ao menos uma vez ao dia por alguns minutos já ajuda.

 

 

 

 

– Vistas para o exterior

Espaços fechados onde faz nos sentirmos mais seguros, mas ao mesmo tempo, poder olhar para o horizonte, ajuda a restaurar a sensação de segurança e conforto.

 

 

 

 

 

 

– Uso de materiais naturais

Materiais naturais como madeira, pedra e bambu são preferíveis no design biofílico. Esses materiais oferecem uma variedade de texturas e padrões que reproduzem a variação sensorial que experimentamos na natureza.

 

 

 

 

 

– Formas orgânicas

As formas orgânicas nos remetem a natureza e trazem uma sensação de bem-estar, pela profunda afinidade que temos com suas complexidades e beleza.

Os padrões da natureza podem ser usados ​​decorativamente e serem poderosos em nos conectar com o mundo natural.

 

 

 

 

– Biomimética

A biomimética é a imitação dos processos da natureza e sua aplicação ao design das coisas cotidianas que fazemos.

 

 

 

.

 

– Água

Espelhos d´água, fontes e lagos são excelentes formas de conectar a natureza  ao ambiente. Para muitos o ruído da água traz relaxamento.

 

 

 

Utilizar os conceitos da biofilia contribuirá para o sua saúde e bem-estar. Na hora de projetar ou decorar, o ideal é ir para o exterior e aprender sobre o local. Se você entender sobre seu ecossistema, estará pronto para trazer as lições e a beleza da natureza para dentro do seu ambiente.

 

 

Veja mais alguns exemplos de Design e Arquitetura Biofílicas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portais
Não esquece de dar aquela força no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br
unebrasil.net

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

14 thoughts on “Design Biofílico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Sorvete caseiro de frutas

Compartilhe a Verdade O verão combina com sorvete e fazer seu próprio além de render bastante quantidade é econômico!! Existem várias receitas pela internet mas hoje trouxe uma que me cativou. As quantidades podem variar de acordo com o tamanho da fome ou da quantidade de pessoas, mas os ingredientes […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!