Gomas caseiras de açafrão e abacaxi: um maravilhoso anti-inflamatório

Cássia 10
Compartilhe a Verdade

 

Esta receita é baseada na medicina natural, podendo ser muito útil para tratar diversos problemas.

O açafrão-da-terra, também conhecido como cúrcuma, é um dos suplementos nutricionais mais completos que existem.

A especiaria é rica em potássio, cálcio, ferro, cobre, zinco, magnésio, sódio e vitaminas C, E e K. Além disso, segundo estudo do Instituto Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, o açafrão também possui excelente anti-inflamatória e antibacteriana. Por isso, incluí-lo na dieta pode ser uma boa alternativa de prevenção contra várias doenças.

Uma forma diferente, porém deliciosa, de aproveitar seus benefícios são as gomas de açafrão. Elas são um ótimo suplemento caseiro com propriedades anti-inflamatórias, além de ajudar na saúde da pele, fígado,  do intestino e também artrite. Porém, os benefícios que elas escondem vão muito além, confira!

 

Benefícios das gomas de açafrão:

Melhoram a saúde cardiovascular

O açafrão contém curcumina, substância que proporciona inúmeros benefícios à saúde. Um deles é a prevenção contra doenças cardíacas, pois ajuda a melhorar o endotélio, um tecido que recobre a parte interna dos vasos sanguíneos.

Além disso, é um ótimo agente anti-inflamatório muito potente, com propriedades antioxidantes. A curcumina também auxilia na redução do excesso de agregação de plaquetas que acontece no sangue quando há formação de coágulo. O açafrão também é rico em potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial.

Por fim, previne contra o acúmulo de colesterol ruim (LDL), evitando ataque cardíaco e derrame. 

 

Ajudam na digestão

O açafrão tem ação digestiva, que ajuda a digerir bem os alimentos. Desse modo, alivia a sensação de distensão abdominal e indigestão. Ele também auxilia em casos de diarreia provocada  por inflamação gastrointestinal e previne gases. Além disso, por ser um anti-inflamatório, contribui para a saúde estomacal e intestinal, ajudando contra gastrite, pancreatite e cólon irritável.

 

São um anti-inflamatório natural

Como já foi descrito, o açafrão contém curcumina, que, por sua vez, se introduz nas células, reduzindo assim o impacto da inflamação. Portanto, consumir açafrão com frequência aumenta o poder anti-inflamatório da refeição, potencializando assim a recuperação natural dos tecidos.

Ajudam a reduzir a dor nas costas

A curcumina é um polifenol utilizado na medicina natural para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de osteoartrite e dores nas costas. Por sua vez, consumir esses cubos de gelatina que contêm mel e cúrcuma pode aliviar de forma progressiva nossa dor nas costas.

 

Melhoram a saúde hepática

O açafrão contém efeito descongestionante, que ajuda a restaurar as células do fígado, protegendo assim, o órgão. A especiaria é indicada para auxiliar no tratamento de hepatite, doenças hepatobiliares, colecistite ou cálculos biliares. Além disso, o consumo dessa goma é uma alternativa natural para reduzir o consumo de medicamentos, evitando o excesso de químicos no fígado.

 

Desintoxicam o organismo e auxiliam na perda de peso

O açafrão tem ação desintoxicante, que ajuda a eliminar toxinas do fígado e mantém o corpo em equilíbrio. Devido a essa ação, evita o acúmulo de líquidos e consequentemente contribui para a perda de peso. Além disso, por ser um alimento termogênico, acelera o metabolismo, aumentando a temperatura corporal e auxilia na queima de gordura.

 

Gomas de cúrcuma e abacaxi

Nesta receita, incluímos os benefícios do abacaxi, que, além de adoçante natural, possui propriedades anti-inflamatórias.

O gengibre também se faz presente devido ao seu poder anti-inflamatório, além de ser rico em vitamina B6, cobre, potássio e magnésio.

Também acrescentamos óleo de coco e pimenta-do-reino, para melhorar a absorção e utilização dos compostos da curcumina.

Por fim, o mel enriquece a receita, agindo como um excelente antibacteriano natural e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Ingredientes:

  • ½ abacaxi (deve fazer 2 xícaras de suco)
  • 1 pedaço de gengibre – aproximadamente 2 cm
  • 1 colher (sopa) de açafrão em pó
  • ½ colher (chá) de pimenta-do-reino moída
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 5 colheres (sopa) de gelatina sem sabor

Modo de preparo:

Esprema o abacaxi e o gengibre em uma centrífuga de frutas ou no liquidificador até obter duas xícaras de suco.

Em seguida, coloque em uma panela, acrescente o açafrão, a pimenta, o óleo de coco, o mel e aqueça por cinco minutos. Depois de aquecido, adicione a gelatina em pó e misture bem. Despeje a mistura em fôrmas de silicone ou tigela de vidro e leve à geladeira por três horas.

Após esse tempo, corte as gomas do tamanho que preferir e armazene em potes herméticos (com tampa). Conserve na geladeira por até sete dias. Consuma como preferir, nos horários que achar melhor. Mas, se o seu objetivo é prevenir vírus, bactérias e infecções, recomenda-se consumir alguns cubinhos dessa goma pela manhã.

Dica:

Se você tiver forminhas de personagens para moldar, poderá fazer essa receita nelas para tornar as gomas mais atrativas para as crianças. Elas irão consumir esse remédio natural sem questionar. Mas só crianças a partir de 1 ano de idade podem consumi-lo.

 

Fonte: espacoecologiconoar.com.br

Luz p’ra nós!

Portais

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil.net
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Gomas caseiras de açafrão e abacaxi: um maravilhoso anti-inflamatório

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

E se os animais fossem vegetais? Artista japonesa responde essa pergunta

Compartilhe a VerdadeEnguia da cebolinha Esta artista cria animais adoráveis ​​com base em alimentos e vegetais. Conhecida no Instagram como PonkichiM, a artista usa suas habilidades para criar conceitos fofos e adoráveis ​​do que aconteceria se os vegetais de repente começassem a latir ou miar. Os designs parecem incríveis e […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!