Designer suíça cria produtos 100% ecológicos com cascas de banana

Compartilhe a Verdade

Sarah Harbarth encontrou uma ótima função para as toneladas de cascas de banana que, normalmente, costumam ir para o lixo. A designer suíça criou um tipo de ‘couro’ com as cascas, transformando o resíduo em diversos objetos.

Batizado de kuori, esse novo tipo de couro já foi usado para produzir produtos 100% ecológicos e compostáveis como sola de sapato, armação de óculos, bolsas, pulseira para relógio, capa para celular e muito mais.

A ideia de usar cascas de banana para produzir couro veio do fato de que o consumo da fruta aumentou drasticamente nos últimos anos na Suíça, além, é claro, do número imenso de descarte das cascas, que vão direto para o lixo.

No laboratório do instituto suíço Instituto Industrial Design Basel, foram testados vários produtos feitos à base do kuori, entre eles a produção de filamentos 3D e um cilindro impresso em 3D.

 

 

Em comparação ao PLA, plástico biodegradável feito por meio da fermentação de vegetais ricos em amido, os objetivos criados com a casca da banana acabam apresentando uma estabilidade maior.

O couro de cascas de banana ainda está circunscrito ao Instituto de Design, mas, por ter mostrado eficácia, Sarah já espera que, brevemente, as empresas se interessem em desenvolvê-lo comercialmente.

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

14 thoughts on “Designer suíça cria produtos 100% ecológicos com cascas de banana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Estudantes criam bioconcreto resistente feito de ervas daninhas e casca de lagostim

Compartilhe a Verdade A construção civil é uma das atividades econômicas que mais poluem o meio ambiente, sendo responsável pelo descarrego de milhões de toneladas de CO2 na atmosfera todos os anos. Segundo a Unep, o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o setor é responsável por 38% de […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!