Futevôlei: conheça esse esporte criado nas areias cariocas

Compartilhe a Verdade

Conhecido como uma modalidade esportiva de areia, o futevôlei faz um enorme sucesso nas praias cariocas e ao redor do mundo. Criado por volta de 1960 no Rio de Janeiro, o jogo passou a ser praticado em países europeus, asiáticos e estadunidenses que, sob o comando de entidades internacionais, como a Federação Internacional de Futevôlei e a Federação Europeia de Futevôlei, organizam as regras do jogo. Para que você conheça um pouco mais sobre o esporte, nós separamos algumas curiosidades nessa matéria!

Futevôlei possui regras parecidas com o futebol

Embora seja uma variedade do vôlei de praia, que é praticado com as mãos, o futevôlei permite apenas o uso de pés, ombro, peito, pernas e cabeça na hora do jogo. As regras, bem parecidas com as do futebol, excluem o uso de mãos, braços e antebraços, sendo um esporte com bola praticado na quadra de vôlei de praia dividida ao meio por uma rede de mais ou menos 2 metros de altura.

Outra curiosidade sobre as normas do jogo é que a competição é composta por pelo menos dois (2×2) e no máximo quatro (4×4) jogadores de cada lado da quadra. Assim como no vôlei, você só pode dar no máximo três toques na bola, podendo passar pro outro lado do campo de forma ofensiva ou defensiva. O jogo é disputado em sets e possui fundamentos técnicos como o saque, a recepção, a defesa, o ataque e o passe.

Esporte é um excelente exercício de força para os músculos inferiores

Além de trabalhar com a respiração e toda a parte aeróbica, o futevôlei é um excelente exercício para fortalecer a musculatura do corpo. Ele trabalha com membros inferiores como a panturrilha, a coxa e os glúteos e também o abdômen, ajudando a defini-lo.

Futevôlei é um esporte que ajuda a manter os níveis de vitamina D

Por ser uma atividade realizada ao ar livre muito relacionada ao verão, o futevôlei também tem a vantagem de fazer a manutenção dos níveis de vitamina D no organismo. Assim, o exercício ajuda a evitar problemas como a osteoporose e o enfraquecimento muscular e ósseo, mas precisa ser praticado com cautela (fora de horários de pico).

fonte

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Futevôlei: conheça esse esporte criado nas areias cariocas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Sapota preta: conheça a 'fruta pudim de chocolate'

Compartilhe a Verdade A sapota preta é conhecida como “fruta pudim de chocolate” por conta de sua polpa, que realmente se assemelha a um tipo de pudim de cacau – tanto em aparência quanto em sabor (tem um leve gosto de chocolate). Ela é redonda, tem cerca de 10 cm […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!