Cailleach – Deusa anciã, da noite e da morte

Compartilhe a Verdade

Deusa Cailleach é uma das mais antigas divindades associadas com o panteão Celta. Uma vez que os celtas chegaram as terras da Irlanda por volta de 2000 anos atrás, levando seu próprio panteão de Deuses e Deusas e reconheceram Cailleach como antiga, já naquela época.

Seu nome, em tradução livre do irlandês e do escocês significa “bruxa” ou “mulher velha” e do Galês significa “aquela que usa um véu” e ela é conhecida por possuir enorme sabedoria, por proteger e vigiar toda vida selvagem (assim como Ártemis) e por punir os caçadores que matavam fêmeas grávidas, estrangulando-os com seu cabelo, portanto também responsável pelo fim da vida.

“Aquela com duas faces”, uma jovem, na cor do azul real, forte e muito bela, criando e nutrindo uma nação; a outra, de um negro profundo, enrugada e gasta por ser mais velha que o tempo, mas que protege e ensina seu povo. Como Mãe Antiga e Anciã, está conosco desde o início e permanecerá até o fim, punindo as injustiças e as violências cometidas contra a Natureza com seu veloz poder, pois a destruição é necessária para renovar a vida.

Seu rosto apresentava uma coloração azul escuro e possuía apenas um olho no centro da testa. Com este único Olho, via além da dualidade e reconhecia a unidade de todas as coisas. Esboçava ainda, um sorriso vermelho de dentes de urso selvagem com presas de javali e seu cabelo era feito de um matagal coberto de geada. Vestia uma roupa de cor cinza e uma capa de lã escocesa lhe envolvia os ombros. m sua mão direita ela possui uma varinha ou martelo que usa para transformar a grama em gelo durante o inverno e também responsável por construir montanhas e desfiladeiros.

Diversos lugares na Irlanda e na Escócia são associados à Cailleach, como Cean Caillí (Cabeça de Bruxa) na Irlanda, Sliabh na Caillí (Montanha da Bruxa) também na Irlanda e Ben Cruachan na Escócia.

Na primavera ela não conseguia se expor ao sol, então jogava a sua varinha à sombra de uma árvore sagrada e transformava-se em uma pedra cinza para esperar o próximo outono, quando retornava à sua forma original.

  • Atribuições: Deusa do inverno, da proteção dos animais, da sabedoria
  • Símbolo: Pedras, montanhas, desfiladeiros, gatos, coelhos
  • Local: Irlanda, Escócia e Inglaterra
Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Cailleach – Deusa anciã, da noite e da morte

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Chá de folha de manga: Conheça os benefícios desse vegetal abençoado

Compartilhe a Verdade A manga em si é rica em ótimas propriedades, como fibras, vitaminas e mais. Entretanto, suas folhas não ficam atrás: elas são ricas em antioxidantes poderosos, como o tanino. Com ação antioxidante, o chá da manga combate o envelhecimento precoce e a formação de células cancerígenas. Seu […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!