A culinária do Broto de Bambu

Compartilhe a Verdade

O bambu é um vegetal com mais de 200 milhões de anos, possui mais de 1.600 espécies, sendo 200 delas comestíveis para humanos.

 

 

O broto de bambu é um tipo de bambu comestível muito usado na culinária asiática que pode ser adicionado a várias receitas com facilidade e que traz alguns benefícios para a nossa saúde. É possível servir o broto de bambu com frituras, com macarrão, em saladas e em vários outros pratos para dar um toque especial.

O broto de bambu é praticamente livre de gordura, carboidrato e proteínas, sobrando apenas um alto teor de fibras alimentares, vitaminas e minerais. Uma porção de 100 gramas de broto de bambu cozido fornece cerca de 4% da recomendação diária de ingestão de fibras. A versão em lata fornece até 6% dessa recomendação.

Uma boa ingestão de fibras na dieta é capaz de auxiliar na redução dos níveis de colesterol, na estabilização do açúcar no sangue, na regulação do processo digestivo e até na diminuição do risco de desenvolver alguns tipos de câncer como o câncer de cólon.

Formas de consumo

 

 

Por causa da característica amarga é necessário fazer corretamente o pré-preparo dos brotos, devendo levá-los à fervura, podendo acrescentar vinagre para evitar que escureçam. A fervura deve ocorrer em no mínimo, três etapas, trocando a água em cada uma delas, para garantia da retirada de todo o amargor. Os brotos devem ser fervidos por no mínimo 10 (dez) minutos em cada etapa, porém é sempre bom levar em consideração a quantidade de brotos, de água, potência do fogo, até que se retire todo o amargor.

Os brotos de bambu podem ser consumidos em conserva como palmito, fritos, assados, cozidos e até secos, na forma de pó ou farelo.

São inúmeras as receitas que podem ser produzidas com este alimento, como em recheios de pastéis, tortas, em sopas, saladas e refogados, podendo ser consumido como um vegetal como outro qualquer.

Receita

Depois de colher os brotos, limpar e cortar em fatias em finas levamos eles para panela com água já fervendo. Deixamos ele cozinhando durante no mínimo 20 minutos. Em seguida, escorra a água e lave os brotos. Repita o processo de cozimento por mais 20 minutos. O bambu que usamos aqui tem muito pouco cianidrico, que é o responsável pelo amargor do broto. Então para essa espécie, verificamos que com apenas duas fervuras ele já esta pronto para ser utilizado em receitas.

Refogado de broto de bambu

Aqueça uma frigideira, refogue a cebola e depois o alho, quando estiverem dourados acrescente os brotos de bambu já escorridos. Deixe dourar e tempere com sal, pimenta, um pouco de shoyu para dar uma coloração linda e brilhante. Acrescente vinagre balsâmico para trazer uma acidez. Se gostar de uma mistura agridoce, coloque um colher de chá de mel ou melado que dá um toque super especial ao prato. Por fim Finalize com cebolinha bem picadinha.

 

Luz p’ra Nós

 

Portais
 Fortaleça no merch.
escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “A culinária do Broto de Bambu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mulher encontra envelope com quase R$ 5 mil e devolve para o dono

Compartilhe a Verdade Na última quarta-feira (6), a faxineira Gessi Miranda Pereira, 52 anos, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), encontrou – e devolveu, – um envelope com quase R$ 5 mil que achou na rua. Gessi conta que estava voltando a pé para casa após um dia cansativo de trabalho […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!