Cabeludinha, exótica e benéfica para a saúde

Compartilhe a Verdade

Cabeludinha (Myrciaria glazioviana) é uma planta nativa da mata atlântica brasileira, mais abundante no centro leste. Ela é conhecida também por guapirijuba, jabuticaba amarela, café cabeludo, vassourinha da praia e fruta cabeluda. É um arbusto perene, que chega a alcançar até 4 metros de altura, possui copa frondosa, com suas folhas verdes e alongadas. Produz pequenas flores brancas, de maio a junho. É considerada como árvore melífera, sendo indicada para criadores de abelhas.

Seu frutos de tamanho pequeno, aparecem de outubro a dezembro e possuem de 1 a 2 sementes. Quando amadurecem apresentam cor amarela, são globosos, com casca grossa e peluda. A polpa é translúcida, doce, suculenta e apresenta traços de acidez. O arbusto prefere clima ameno a quente, solos férteis, ricos em nutrientes e rega frequente. Sua propagação acontece por suas sementes, ou através da enxertia. Ele tolera bem clima frio e até geadas.

Por ser uma espécie frutífera, atrai muitos animais. Ela pode ser usada para ornamentação de espaços tais como praças, parques e jardins. Ideal também para recuperação de áreas degradadas.

  As frutas da cabeludinha, possuem casca amarela, o sabor é delicioso e muito frutado e são mais doces do que as da jabuticabas tradicionais.
A planta é um arbusto de porte médio a baixo, com hábito de crescimento esgalhado e com ramos longos dando um aspecto típico à copa, chegando ao chão com forma arredondada.

  Os frutos maduros podem ser despolpados sob uma peneira e a polpa utilizada para fazer sucos, sorvetes e geleias. A polpa é muito rica em vitamina C. É uma planta muito ornamental e de porte arbustivo, pode ser cultiva tanto em vasos quanto em pequenos quintais, seu crescimento é rápido, pode produzir frutas em até 3 anos após o plantio definitivo.

cabeludinha fruta

Benefícios da Cabeludinha

 Valor Nutricional: A Cabeludinha são fontes ricas de várias vitaminas, minerais e compostos orgânicos essenciais, incluindo fibras dietéticas, proteínas, potássio, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C e as vitaminas da família B.

 Para Saúde do Coração: O alto teor de potássio na Cabeludinha significa que a fruta pode funcionar como vasodilatadora, que relaxa os vasos sanguíneos, reduz o estresse no sistema cardiovascular e diminui a pressão arterial. O teor de fibra dietética também pode reduzir o colesterol, portanto, esses dois elementos combinados podem reduzir significativamente a aterosclerose, coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e derrames.

Para a Circulação: O teor significativo de ferro na Cabeludinha aumenta a contagem de glóbulos vermelhos no organismo, aumenta a oxigenação de tecidos e grupos musculares importantes, estimula o crescimento do cabelo, agiliza o processo de cicatrização e aumenta a eficiência metabólica.

  Tratar Condições Respiratórias: Na medicina tradicional, a Cabeludinha foram comumente usadas para aliviar tosse, congestionamento torácico e asma, possivelmente devido ao alto teor de vitaminas e minerais, que também atuam para melhorar o sistema imunológico.

 Para o Sistema Imunológico: Os níveis elevados de vitamina C e vitamina A aumentam o sistema imunológico do corpo, atuando como antioxidantes, eliminando radicais livres prejudiciais que podem mutar ou matar células saudáveis. Essas duas vitaminas impedem o envelhecimento prematuro, doenças crônicas, estimulam o desenvolvimento celular e o crescimento e aumentam a saúde e a aparência da pele.

  Para Saúde Digestiva: A fibra dietética na Cabeludinha ajuda a facilitar a passagem de alimentos através do trato digestivo, eliminando a constipação e outros problemas gastrointestinais. Em medicamentos tradicionais das Filipinas, a Cabeludinha foram confiadas para curar a disenteria e a diarreia, que talvez seja sua aplicação mais comum na saúde humana.

Contra Irritação da Pele: Quando aplicada ou consumida topicamente, a polpa da Cabeludinha mostrou uma habilidade notável para reduzir a inflamação e a irritação na pele, e muitas vezes é transformada em medicina alternativa como a maneira mais rápida de curar condições de pele e queimaduras. Além disso, a polpa e suco de Cabeludinha são aplicados em mordidas de cobra e outras incursões tóxicas no organismo, neutralizando toxinas e ajudando a reduzir os efeitos dessas questões.

Rico em Vitaminas: É uma fonte de vitamina A e C, ela tem um efeito antioxidante, um aliado importante na manutenção da juventude e da beleza. Por seu baixo teor de sódio, riqueza de potássio e pouca gordura é aconselhável para aqueles que sofrem de hipertensão ou distúrbios cardíacos ou vasos sanguíneos. Da mesma forma, também reduz os níveis de colesterol.

 Aumenta a Imunidade: propriedades antioxidantes, como vitamina C e vitamina A. Estes nutrientes ajudam a estimular o sistema imunológico e eliminar os danos induzir os radicais livres. A vitamina A também ajuda a retardar o envelhecimento e restringe doença crônica. A vitamina C também garante uma melhor saúde da pele.

  Como Analgésico: As folhas da Cabeludinha têm debatido propriedades analgésicas que ajudam a aliviar dores ósseas e musculares. Esmagar a folha e casca da planta e aplicá-lo topicamente para obter melhores resultados.

  Para Saúde Óssea: Rica em cálcio. O cálcio é um dos principais nutrientes que promovem a força dos ossos e dentes. O elevado teor de cálcio de na Cabeludinha ajuda a impedir que condições tais como osteoporose e artrite reumatoide.

Fonte

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

7 thoughts on “Cabeludinha, exótica e benéfica para a saúde

  1. Eu gosto bastante. Aqui em casa tinha um pé enorme na divisa da casa, a vizinho cortou pra fazer o muro. Mas ficou uma muda que nasceu naturalmente e bem dentro do terreno, graças a Deus, tá grandinha já, daqui pouco tempo começa a florescer!
    Aqui a gente chama de ameixa amarela, não tenho total certeza se é a mesma,se alguém souber, me diz. Luz p’ra nós 🙏🏾💚

  2. Acabei de dar uma pesquisada aqui e vi que não é a mesma fruta.
    “Eriobotrya japônica) é uma fruta tipo pomo, tal como o marmelo, a pera e a maçã, pertencendo à família Rosaceae. É também conhecida como ameixa de inverno, nêspera, maltês japonês ou ameixa japonesa. Em Portugal é conhecida como magnório.”
    A cabeludinha é brasileira, que maravilha, desejo ter a oportunidade de experimentar e quem sabe plantar algumas sementes! Grata por compartilhar. 😙

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Vitória-Régia: A gigante planta aquática da Amazônia

Compartilhe a Verdade  A Vitória Régia ou Amazônica é uma herbácea, pertence à família Nymphaeaceae, nativa do Brasil, perene, de crescimento rápido e aquática. A raiz é um rizoma que fixa-se no fundo lodoso dos lagos e se liga a folha por meio de uma haste longa, submersa e flexível […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!