A artista que passou três décadas em uma única pintura

Compartilhe a Verdade

Foi no final da década de 1980 quando a artista sul-coreana Myonghi Kang começou a trabalhar em sua pintura “Le temps des camélias” (“O Tempo das Camélias”). Morando no 19º arrondissement de Paris na época, ela revisitava periodicamente a tela, então vertical, para adicionar traços de cor ou formas florais.

“Eu voltava à pintura com todas essas perguntas em minha mente e memórias de viagens”, ela lembrou, por meio de um tradutor, em uma entrevista por telefone.

Mas a pintura nunca pareceu concluída. Kang acabou abandonando sua criação, e foi somente quando ela a levou para a Ilha Jeju, da Coreia do Sul, em 2007, que ela se sentiu inspirada a revisitar a obra de arte – e mudar sua orientação para a de uma paisagem horizontal convencional.

“Foi só quando trouxe a pintura para Jeju na primavera que tive a coragem, depois de 10 anos, de trabalhar nela novamente”, disse ela. “Eu tinha muitas camélias em meu estúdio, então comecei a trazer todos os elementos que via ao meu redor.”

Passaria mais uma década até que a pintura etérea, agora em exibição na galeria Villepin de Hong Kong, estivesse completa. Como tal, a obra retrata não apenas as flores vibrantes aludidas no título, mas a própria passagem do tempo.

“Eu realmente não posso explicar”, disse Kang. “Eu simplesmente senti que essa pintura tinha que ser feita assim. Eu confiei no momento – em saber o momento certo para eu pintar as diferentes partes até que eu estivesse acabado.”

“Eu me deixo ser as mãos do tempo. Obedeço ao tempo, mas não tento manipulá-lo.”

Essa abordagem impulsiva é típica de Kang, cuja arte radiante e silenciosa revela sua relação complexa com a natureza. Agora em seus 70 anos, ela pode passar anos em uma única peça, suas pinceladas frequentemente suaves revelando um processo que ela descreveu como “muito, muito intenso”.

“Eu só olho para as pinturas e sinto que não estão acabadas. Às vezes não consigo nem dormir”, explicou ela. “Elas estão sempre se movendo e progredindo, e às vezes eu nunca tenho a sensação de que eles terminaram. Às vezes, eu gostaria de tomar uma bebida e esquecer isso, mas não é possível. Eu sempre preciso tentar resolver as pequenas coisas que vejo todos os dias na minha frente.”

De repente, no entanto, a compulsão de assinar – e assim terminar – uma pintura a atinge “como um raio”, disse ela.

“Não é algo que eu planejo ou saiba racionalmente. É espontâneo.”

“Cada momento, desde o momento em que acordo até o momento em que começo a trabalhar, faz parte da pintura”, disse Kang, que também é conhecido por escrever poesia. “E as memórias – talvez de 10 anos antes – de olhar para camélias, por exemplo, também serão integradas.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

13 thoughts on “A artista que passou três décadas em uma única pintura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Alimentos anti-inflamatórios para incluir na sua alimentação

Compartilhe a Verdade Vários estudos mostram que incluir alimentos anti-inflamatórios na dieta pode reduzir o risco de doenças e fortalecer o sistema imunológico. O consumo desses alimentos torna o organismo mais resistente contra gripes e resfriados. A nutricionista Adriana Stavro selecionou alimentos que ajudam no controle e prevenção da inflamação de […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!