Páprica é aliada da saúde e ingrediente versátil na cozinha

Compartilhe a Verdade

Ingrediente utilizado nas mais variadas receitas, a páprica, além de dar mais sabor aos pratos, oferece benefícios importantes para a saúde quando consumida regularmente.

Ariane Braz A. C. Brasil, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, explica que a páprica é uma especiaria feita de pimentão vermelho seco e moído, muito utilizada como tempero.

O sabor final da páprica pode variar de acordo com o pimentão utilizado. As versões mais consumidas, inclusive aqui no Brasil, são a páprica doce e a páprica picante. Porém, em algumas lojas especializadas é possível encontrar a páprica defumada.

Benefícios

Poder antioxidante: Ariane destaca que a páprica é rica em vitamina A e antioxidantes, entre eles, os carotenoides, que previnem os danos causados pelo estresse oxidativo (quando há excesso de radicais livres no corpo). Dessa forma, podem ser prevenidos diversos tipos de doenças e o envelhecimento precoce.

2. Prevenção a doenças: Ariane ressalta que outra substância encontrada nesta especiaria é a capsaicina, que ajuda no tratamento e na prevenção do câncer, de diabetes, doenças autoimunes e hipertensão arterial.

3. Aumento da imunidade: como é fonte de vitamina A, a páprica ajuda a aumentar a imunidade.

Saúde da pele: o consumo frequente da páprica auxilia na saúde e beleza da pele, contribuindo para a prevenção de marcas de expressão, rugas e flacidez.

5. Saúde ocular: a páprica atua ainda na prevenção de problemas que prejudicam os olhos, já que contém significativa quantidade de antioxidantes, como, por exemplo, vitamina A e luteína.

6. Versatilidade na cozinha: este é um tempero muito versátil, que dá um toque especial a qualquer tipo de carne, a batatas e vegetais etc.

Vale destacar que, para usufruir destes e de outros benefícios que a páprica oferece, é necessário consumi-la regularmente.

Diferença entre páprica doce e páprica picante

Você já deve ter ouvido falar das duas versões: páprica doce e páprica picante. Ariane explica que o que as difere é o modo de fabricação: a doce utiliza a semente em seu processo de fabricação, enquanto a picante é fabricada com o pimentão sem sementes.

“A páprica pode ser usada para temperar carnes, peixes, legumes, mas não deve ser fervida, pois amarga”, comenta a nutricionista. Se for ao fogo, deve ficar por pouco tempo, no máximo cinco minutos, mas o ideal mesmo é acrescentá-la ao final da receita.

A páprica doce tem sabor bastante suave e geralmente é usada mais para colorir os alimentos, como, por exemplo, peixes, frangos, sopas e molhos. Já a páprica picante é indicada para quem aprecia pratos com sabores mais “marcantes”, mas também pode ser utilizada no tempero dos mais variados alimentos, como carnes, peixes, aves, ovo, tortas, molhos, etc.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

7 thoughts on “Páprica é aliada da saúde e ingrediente versátil na cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Receitas de picles para aproveitar todos os vegetais da geladeira

Compartilhe a Verdade Provavelmente você conhece o picles e até conhece alguém que pede para tirá-lo do hambúrguer porque não gosta do sabor. Sabia que ele é um modo de preparar diversos vegetais para aumentar a sua durabilidade? A seguir, conheça um pouco mais o que é picles e acompanhe […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!