A farinha de coco oferece diversas vantagens para a saúde. Dicas de Mulher conversou com a nutricionista Izabella Imianovsky, que contou tudo sobre os benefícios e contraindicações dessa farinha. Continue a leitura para saber mais!
Benefícios
- Não contém glúten: “para quem tem intolerância ou sensibilidade, o glúten causa uma inflamação no intestino delgado e dificulta a absorção de nutrientes. Como a farinha de coco não contém essa substância, ela é liberada para celíacos ou pessoas sensíveis ao glúten”, informa a profissional.
- É rica em fibras: “quando entram em contato com a água no nosso sistema digestivo, essas fibras geram um gel. Isso aumenta a distensão do estômago, o que promove saciedade e ajuda a não comermos em excesso nas refeições”.
- Ajuda a controlar a glicemia: Izabella acrescenta que, “devido às fibras e pelo gel que gera no sistema digestivo, a forma como a glicose é absorvida no nosso sangue é reduzida, causando um controle na liberação de insulina que o pâncreas precisará produzir”.
- Ajuda no funcionamento intestinal: “a cada 10 gramas de farinha, temos 2,5 gramas de fibras. Nessa quantidade, elas ajudarão a formar o bolo fecal, facilitando o trânsito intestinal. Além disso, as fibras são fermentadas pelas bactérias intestinais e temos a formação dos ácidos graxos de cadeia curta, que ajudam na melhora da prisão de ventre”. Izabella completa: “para usufruir desse benefício, é preciso ingerir a quantidade correta de água por dia”.
- Ajuda no processo de emagrecimento: “além de gerar saciedade, a farinha de coco contém triglicerídeos de cadeia média (TCM) em sua composição. Esses triglicerídeos são facilmente absorvidos e ainda facilitam a utilização da gordura da farinha pelo nosso organismo como fonte de energia. Além disso, essa farinha contém ácido láurico, que tem efeito termogênico, acelerando o metabolismo e aumentando a sensação de saciedade. Por fim, ela é rica em ômega 9, que metaboliza gordura”
- Fortalece a imunidade: “por ser rica em ácido láurico, ela ajuda a estimular o sistema imunológico pela liberação de interleucina 2, que é uma substância que faz a médula produzir mais células brancas de defesa. Além disso, as fibras da farinha ajudam no aumento de bactérias boas no intestino, ação que fortalece o sistema imunológico”.
- Reduz o colesterol: “as fibras presentes no coco ajudam na redução do colesterol ruim (LDL) e tornam a absorção do colesterol mais lenta. Além disso, essas fibras têm influência na formação dos ácidos graxos, que são capazes de inibir a enzima HMG-CoA redutase, responsável pela produção de colesterol. Isso protege a saúde cardiovascular”.
- É mais nutritiva do que a farinha de trigo: “se a farinha de coco não for tão refinada, ela vai possuir fibras e minerais, como ferro, selênio, vitaminas do complexo B e vitamina C, que ajudam na construção de células do organismo e fortalecem o sistema imunológico”.
- É baixa em carboidratos: “a farinha de coco contém mais gordura e pouco carboidrato, por isso pode ser utilizada em dietas low carb, por exemplo”.
- Dá consistência a receitas: “pode ser utilizada em panquecas, bolos e pães, por exemplo. Nessas preparações, ela tem o efeito de incorporar, ressecando a receita para dar a consistência adequada, ideal para receitas mais moles”, finaliza Izabella.
Existe contraindicação?
Izabella comenta que “não existe uma contraindicação. É preciso individualizar o consumo de cada pessoa, pensando na quantidade que ela vai ingerir, pela farinha de coco ser rica em gordura saturada. Isso vai depender da individualidade metabólica de cada pessoa”.
Ela ainda pontua que, “para quem utilizar a farinha de coco pensando nos benefícios intestinais, é preciso combinar o uso com a ingestão ideal de água, do contrário o intestino poderá trancar ainda mais. Além disso, por ser rica em fibra, se for ingerida em excesso, pode causar desconforto, gerando gases e estufamento abdominal”.
Izabella finaliza informando que “é necessário ficar atenta ao consumo excessivo, porque, mesmo sendo uma farinha de baixo carboidrato, ela tem bastante gordura e pode aumentar o peso. Além do mais, é preciso cuidar com a quantidade ingerida, pois a farinha de coco é rica em gordura saturada e, se consumida em excesso, pode aumentar o colesterol LDL, sendo fator de risco para doença cardiovascular”.
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz pra nós!
Luz p’ra nós
Obrigada pela dica irmã.Luz p’ra nós!👍
hummm farinhas sao otimas na vitamina… Luz p’ra nós!
Sensacional!
#luzpranos
Gratidão pelo post! Luz p’ra nós!