Gnocchi de batata doce

Compartilhe a Verdade

Saudações irmãs, a receita de hoje é de mão na massa! Mas antes, vamos conhecer a história do Gnocchi?
O gnocchi é um conhecido prato da culinária italiana que se popularizou mundo afora. Dados recentes dão conta de que trata-se da sétima iguaria mais consumida em todo o planeta. Se esses números são reais ou não, é difícil ter certeza. Mas em uma coisa todos concordamos: o sabor e o prazer de degustar um gnocchi é inesquecível.
Como toda receita tradicional, a origem do gnocchi também é repleta de mitos. Por ser um prato muito antigo, é difícil precisar qual sua real origem, pois com o passar do tempo a receita foi se modificando e cada um foi contando uma história.
Uma delas dá conta de que o gnocchi teria surgido pela “falta de opção” de alimentos mais nobres. As antigas mamas italianas eram obrigadas a usar a imaginação para alimentar suas famílias sem um ingrediente que sobrava para os ricos, mas faltava para os pobres: a farinha.
Para conseguir a proeza de dar de comer a todos, elas utilizavam restos de pão ralado, um pouquinho de farinha e água para criar uma massa. Esta era então modelada em pequenos pedaços ou pelotas (significado de “gnocchi”) e cozidos em água salgada.
De tão saboroso, o gnocchi logo caiu nas graças dos mais ricos e se popularizou por toda a Itália, se transformando na delícia que hoje é marca registrada do seu país. A receita se popularizou tanto que é apreciada em vários lugares do mundo, principalmente naqueles países em que a culinária italiana é popular.
Apesar de ter sido difundido pelos imigrantes italianos, muitos acreditam que a versão das mamas italianas é uma reinvenção de um prato que teria sido criado muito antes, no Oriente Médio. Quando os romanos começaram a explorar a área, levaram de volta com eles a receita do gnocchi e várias outras coisas para aplicar em sua própria cultura.
Depois, com a migração italiana para a América do Sul, estes trouxeram a receita de gnocchi junto deles. Hoje em dia ele é popular em vários países e culturas ocidentais, como Argentina, Brasil, Chile e Paraguai.

Tipos de gnocchi
Existem diferentes tipos de gnocchi que são regionais ou têm origem em determinada parte da Itália. A Sardenha, uma ilha no largo da costa da Itália, é considerada o lar do gnocchi que mais se assemelha àquele feito no tempo dos romanos: um mingau misturado com ovos, formando uma massa.
O uso da batata para fazer nhoque começou no século XVI, também na Itália, sendo introduzida então em toda Europa. Um dos tipos mais originais de nhoque é feito de migalhas de pão, receita que teria sido criada em Friuli, na Itália.
No Brasil foram introduzidas outras variações de ingredientes à massa, que dão novos sabores e cores ao gnocchi. Além do famoso gnocchi de batata, existem massas preparadas com mandioca, espinafre, mandioquinha, beterraba, abóbora e milho verde. E sempre é possível criar novas variações.

Molhos
Assim como toda boa pasta italiana, o gnocchi combina com diversos tipos de molhos, desde os mais tradicionais, como ao sugo e bolonhesa, passando pelos brancos e com queijos, até aqueles que levam frutas e legumes. No Viê você pode apreciar a picância do gnocchi all’arrabbiata ou saborear o inigualável tartufato.

Gnocchi da Fortuna
Uma antiga lenda ficou conhecida em todo o mundo, e em vários países se mantém a tradição de seguir um pequeno ritual ao comer gnocchi. Tudo teria começado no século IV com o santo católico Pantaleão. Em um dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, faminto, bateu à porta de uma casa em um vilarejo da Itália para pedir comida.
A família era muito grande e tinha pouco alimento, mas ainda assim acolheu o pobre homem e dividiu o gnocchi que possuíam. Na divisão da comida ficaram sete pedaços no prato de cada um. Após a refeição, São Pantaleão agradeceu e foi embora. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro.
Até hoje muitos repetem a simpatia do Gnochhi da Sorte ou Gnochhi da Fortuna: todo dia 29 coloca-se uma cédula ou moeda embaixo do prato de gnocchi e separa-se sete pelotas. Em pé, come-se os sete pedaços, fazendo um pedido para cada um deles. Depois, senta-se e saboreia-se o restante do prato. O dinheiro deve ficar guardado até o próximo dia 29, quando deverá ser doado para um pobre.

 

Receita

Ingredientes

  • 1 kg de batata doce
  • 1 ovo
  • Farinha de trigo

Modo de Preparo

  1. Cozinhe a batata doce até que ficar bem mole.
  2. Após cozimento, amasse a batata com garfo ou espremedor e adicione o ovo.
  3. Em seguida, adicione a farinha de trigo, misturando tudo.
  4. Amasse bem a massa até o ponto de soltar das mãos.
  5. Se desejar pode adicionar queijo parmesão ralado à massa.
  6. Farinha demais pode deixar a massa dura.
  7. Estando a massa pronta, retire pedaços dela e enrole no formato de um tubo com mais ou menos 1 cm de diâmetro, sobre mesa enfarinhada.
  8. Corte a massa do tamanho que desejar (quanto menor, melhor).
  9. Paralelamente, coloque água para ferver com 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de sal.
  10. No momento que a água levantar fervura, inicie a adição dos nhoques para cozimento.
  11. Deixe-os cozinhar até que flutuem na superfície.
  12. Retire-os à medida que ficarem cozidos.
  13. Experimente os nhoques para confirmar se não tem gosto de farinha. Caso estejam, deixe-os cozinhando mais um pouco.
  14. Depois que retirar todos os nhoques, escorra-os em um escorredor e coloque-os sobre um refratário.

Informações adicionais

  • Se for levar ao forno para gratinar, untar essa forma.
  • O molho que acompanha esta massa pode ser o mesmo tradicionalmente usado para outras massas (bolonhesa, quatro queijos etc).
  • Pode ser acrescentado queijo ralado por cima ou queijo em pedaços/fatias e levado ao forno para gratinar.

Outras dicas
São bem legais, gostaria de saber:  vocês utilizaram alguma vez?
A massa temperada que acho bacana de incrementar é, ao invés de usar sal, uso massa de sopa(pó), vocês sabiam que essa massinha é MR M para massas salgadas? coxinha, empadão, etc? pois é! Outra coisa que insiro é escolher um das quatro plantas: orégano, alecrim, sálvia, louro, na hora de colocar a massa para cozinhar.
Recomendo uma panela grande com bastante água. O tabuleiro é, quando cortar as massas coloca no tabuleiro untado com azeite (Azeite é maravilhoso), enfileira os pedações das massas e leve para a pia ou fogão (facilitar transporte e organizar os alimentos), use a escumadeira no cozimento pra assim escorrer a água.
Saibam que quanto menor o corte, melhor ficará para a mastigação e a estética na travessa de servir.
Saibam que quando a massa está cozida, ela levanta para a borda da água. Massa crua fica no fundo da panela ou meio. Então bastante atenção. É questão de segundos o cozimento.
As batatas doces, na hora de cozinhar coloco na água tempero açafrão, só pra dar uma cor na massa.
O recheio está por conta de vocês. Pode ser algum tipo de carne ou algo bem simples: molho vermelho.

 

Fonte

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

8 thoughts on “Gnocchi de batata doce

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

40 vagas em curso gratuito de docinhos de festa ministrado pelo Senac

Compartilhe a Verdade A Fundação Paulistana está com inscrições abertas para o curso gratuito de docinhos de festa clássicos. Ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), as aulas são voltadas a pessoas a partir de 16 anos, com ensino fundamental completo. O curso integra o Programa Cozinha […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!