Os incríveis benefícios da Copaíba

Compartilhe a Verdade

A copaíba é uma planta medicinal, também conhecida como Copaína-verdadeira, Copaiva ou Bálsamo-de-copaíba, muito utilizada para aliviar inflamações, problemas de pele, feridas e machucados abertos, pois possui propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e antissépticas.

O óleo de copaíba, ou bálsamo de copaíba, é um produto resinoso extraído do tronco da copaibeira, uma árvore da espécie Copaifera officinalis, com propriedades anti-inflamatórias, cicatrizante, analgésicas e expectorantes, sendo indicado para ajudar na cicatrização de feridas, tosse ou para aliviar os sintomas da artrite, por exemplo.

Além disso, o óleo de copaíba também é usado em diversas pomadas e cremes anti-inflamatórios e cicatrizantes, assim como em loções, shampoo anti-caspa, produtos para cuidado oral e acne, sabonetes e produtos para higiene íntima.

Copaíba: para que serve e como usar
O óleo de copaíba é rico em sesquiterpenos, como beta-cariofileno e beta-bisaboleno, que são as substâncias ativas responsáveis pelas suas propriedades cicatrizantes, antissépticas, antibacterianas, diuréticas, anti-inflamatórias, expectorantes, analgésicas, antirreumáticas e antidiarreicas, podendo ser utilizada para diversas situações, sendo as principais:
  • Problemas de pele, como erupções cutânea, dermatite, pano branco e eczema, por exemplo;
  • Caspa;
  • Problemas respiratórios, como tosse, excesso de secreção e bronquite;
  • Gripes e resfriados;
  • Infecções urinárias;
  • Hemorroida;
  • Doenças inflamatórias articulares, como artrite;
  • Prisão de ventre;
  • Micoses.

Além disso, a copaíba pode ser utilizada para combater infecções que podem ser transmitidas por via sexual, como por exemplo a sífilis e a gonorreia.

Como usar o óleo de copaíba

A forma mais comum de se utilizar a copaíba é por meio do seu óleo, que pode ser encontrado em farmácias ou em lojas de produto natural.

Para tratar problemas de pele, uma pequena quantidade de óleo de copaíba deve ser aplicada sobre a região a ser tratada e massageada suavemente até que haja a absorção completa do óleo. É recomendado que esse procedimento seja feita pelo menos 3 vezes ao dia para garantir os melhores resultados.

Outra opção de utilização do óleo de copaíba para problemas de pele e articulares é por meio do aquecimento de uma pequena quantidade de óleo, que, quando morno, deve ser passado sobre a área a ser tratada até 2 vezes por dia.

No caso de doenças respiratórias ou urinárias, por exemplo, pode ser recomendada o consumo de cápsulas de copaíba, sendo a dose diária máxima recomendada de 250 mg por dia.

Efeitos colaterais e contraindicações

É importante que a copaíba seja utilizada conforme orientação do fitoterapeuta, pois possui alguns efeitos colaterais quando utilizada da forma correta, como por exemplo diarreia, vômito e erupções na pele. Além disso, o uso dessa planta medicinal é contraindicado em caso de gravidez ou lactação e em caso de problemas gástricos.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Os incríveis benefícios da Copaíba

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Poeira de Estrelas apresenta: Swan Artes (Havaianas Artesanais)

Compartilhe a Verdade Bem vindo a Swan Artes  Chinelos havaianas artesanais feitos com muito cuidado, dedicação e carinho. Garantia de conforto. Peça já a sua! Trabalho sob encomenda via WhatsApp: is.gd/swanartes Siga as redes sociais da Swan Artes para mais modelos e novidades. Instagram: @swanartes Facebook: @swanartesoficial Dama de Preto  […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!