Chá de inhame: benefícios e propriedades para a saúde

Compartilhe a Verdade

O inhame possui características alimentares importantes para o nosso corpo. Há muitas décadas tem sido usado para fins medicinais, princialmente na preparação de chás. Saiba quais são os benefícios do chá de inhame, como prepará-lo e se a bebida realmente ajuda a engravidar!

Benefícios

Consultamos a nutricionista clínica e estética Alice Neves, que listou os principais benefícios e propriedades do chá de inhame. Confira:

  • Auxilia na menopausa: com a chegada da menopausa, a taxa de estrogênio (hormônio feminino) diminui consideravelmente, ocasionando vários sintomas desconfortáveis para as mulheres entre 45 e 55 anos. O inhame possui substâncias com efeito semelhante ao estrogênio, auxiliando na diminuição dos sintomas, como ondas de calor, alteração de humor, osteoporose etc.
  • Melhora da função cognitiva: a nutricionista informa que “A diosgenina presente no inhame fortalece e aumenta a função cognitiva em humanos saudáveis”.
  • Tratamento de úlceras e gastrites: devido a sua ação anti-inflamatória, o chá age na proteção do tubo gastrointestinal e auxilia na cicatrização e reparo desses tecidos.
  • Antioxidantes: “Por ter uma excelente concentração de vitamina C, os antioxidantes presentes no inhame, agem diminuindo os radicais livres no nosso organismo”, explica Alice.
  • Previne diabetes: a bebida auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue, auxiliando na prevenção de diabetes.
  • Dores ósseas: as dores podem ser decorrentes da carência de fósforo, e o tubérculo é rico nesse mineral maravilhoso que possui inúmeras outras funções no nosso organismo.
  • Saúde do fígado: o inhame possui vitamina B1, que é essencial para a metabolização adequada de outros nutrientes, auxiliando na melhora e preservação do fígado.
  • Combate a constipação: a nutricionista diz que o chá de inhame auxilia no bom funcionamento intestinal “Devido à hidratação, pois melhora a consistência das fezes e as fibras são essenciais para um intestino regular e saudável”.

Chá de inhame ajuda a engravidar?

“Sim, devido a diosgenina (fito-hormônio) que auxilia no aumento de hormônios sexuais femininos, aumentando a probabilidade de engravidar. E também por conter vitaminas do complexo B, que são fundamentais para a fixação do embrião no útero”, explica Alice.

Como fazer o chá de inhame

Preparar o chá de inhame é muito simples e prático. Acompanhe abaixo o passo a passo e aproveite todos os seus benefícios!

Ingredientes

  • Casca de 1 inhame pequeno e bem higienizado
  • 300mL de água filtrada

Modo de preparo

  • Coloque a água em uma panela e acrescente a casca;
  • Deixe ferver por 7 minutos;
  • Em seguida, coe o chá e sirva-se;

Não existem estudos que indiquem contraindicações em relação ao consumo do chá, porém é aconselhável não ultrapassar essa quantidade diária. Além disso, evite utilizar açúcar e adoçantes, pois pode tirar o efeito terapêutico do alimento.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Chá de inhame: benefícios e propriedades para a saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

São Paulo atinge 100% da população adulta imunizada contra a Covid-19

Compartilhe a Verdade A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo divulgou em nota que 100% da população adulta da capital está com o ciclo vacinal contra a Covid-19 completo. Segundo os dados do “Vacina Já”, do Governo do Estado de São Paulo, a capital já aplicou 21.103.722 doses entre primeira, segunda, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!