A linguiça que virou doce: a insólita história do pudim

Compartilhe a Verdade

Muito antes de se tornar sobremesa quase obrigatória em balcões de atendimentos de padarias brasileiras e ostentar alimentos-bases que vão de pão a leite condensado ou tapioca – ou mesmo ser citado como uma recompensa na música Another Brick in the Wall, do Pink Floyd -, o pudim era, e ainda é em alguns locais, usado para se referir a embutidos de carnes.

O termo português “pudim” deriva do inglês pudding,que, por sua vez, vem do francês boudin, do latim botellus, “linguiça/salsicha”. Ainda hoje, black pudding e boudin noir querem dizer chouriço, a linguiça de sangue.

O pudim mudou de salsicha para doce na Grã-Bretanha. Vários pratos eram preparados em banho-maria, envolvidos por uma capa de tripas, tecido ou qualquer outro material. O haggis, o prato nacional da Escócia, é descrito como um pudding de vísceras de carneiro e farinha de aveia, cozidas num bucho de carneiro.

Com o tempo, os britânicos começaram a chamar qualquer coisa feita de banho-maria, sem contato com água, de pudding. E aí entram coisas como chrismas pudding, um bolo úmido cozido num saco de tecido.

A palavra chegou a Portugal pelas inúmeras trocas entre marinheiros de países aliados, e passou a designar só pratos doces. As receitas originais, na melhor tradição portuguesa, se baseiam em ovos e surgiram em conventos. Aqui, com o leite condensado em lata caindo no gosto do público, a partir dos anos 1930, surgiu a versão mais típica hoje.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

6 thoughts on “A linguiça que virou doce: a insólita história do pudim

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A curiosa origem do brigadeiro

Compartilhe a Verdade “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro.” Realmente, a fama do aviador e político Eduardo Gomes (1896-1981) era de galã. Mas sua popularidade vinha também de ser bom de briga. Mas o pedido de voto acima é de 1945, época em que, promovido a brigadeiro com a […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!