Lidando com emoções reprimidas

Compartilhe a Verdade

Você já esteve diante de uma situação que lhe causou muita raiva, medo ou estresse, mas, por qualquer motivo, simplesmente não podia demonstrar que era isso o que estava sentindo?

Se já viveu algo parecido, você certamente sabe como é difícil aprisionar nossas emoções para não deixar que venham à tona.

Aliás, a dificuldade em lidar com as próprias emoções é uma das principais queixas de quem tem essa percepção consciente dos próprios sentimentos negativos e contam que não conseguem evitar suas reações impulsivas diante dos acontecimentos, enquanto outros viraram verdadeiros “experts” em esconder os sentimentos.

Entre esses dois tipos, há uma grande variedade de comportamentos, mas todos, sem exceção, nos contam da dor que vivem por não conseguirem lidar melhor com as próprias emoções.

Como o nome indica, Inteligência Emocional é a capacidade de lidar com os nossos sentimentos das melhores formas possíveis. Na prática, isso significa que é impossível evitar as emoções negativas; medo, raiva, ansiedade, tristeza, tudo isso faz parte das nossas vidas e, em várias instâncias, são momentos eternos,  que contribuem para criar o movimento que gera a realidade.

Desde que, é claro, saibamos reconhecer e lidar com eles, em vez de simplesmente ignorá-los ou de reagir a eles sem pensar ou perceber.

Aqui está o grande xis de toda essa questão: a maior parte das pessoas lida com as próprias emoções sem pensar ou perceber. Quando inundadas por raiva, medo ou ansiedade, muitas até se dão conta de que é isso que estão sentindo; no entanto, não conseguem ir além para perceber, com clareza, o que é que estão fazendo com o que estão sentindo. E é assim que muitas, infelizmente, acabam por reprimir as próprias emoções – e tendo de enfrentar os diversos prejuízos associados a este comportamento.

A força das emoções reprimidas

Existe uma  metodologia que se baseia numa teoria chamada Síndrome do Amor Negativo. O que essa teoria defende é que todos nós, adultos, trazemos da infância uma série de aprendizados que norteiam as nossas escolhas e comportamentos até hoje. Esse ‘conjunto de diretrizes’ veio de nossos pais; foram eles que nos ensinaram, direta e indiretamente, a pensar e a agir de determinada maneira. E nós, como éramos crianças, aprendemos por cópia e repetição.  

Pois bem, se, hoje, somos adultos treinados a ignorar, esconder e reprimir as nossas emoções, pode ter certeza de que não decidimos agir assim por conta própria. Ou seja, se você se identifica com esse comportamento, eu posso lhe garantir que você não o inventou. Talvez, seus pais tenham lhe dito que, no mundo dos adultos, não havia espaço para sentimentos, e você só seguiu essa instrução. Talvez, eles próprios fossem pessoas altamente impulsivas e emotivas, e, por isso, você achou por bem construir uma vida “sem” emoções.

Independente da sua história, mas eu sei que tem uma história por detrás desse comportamento – e que ela é só sua. Então, o primeiro passo para transformar a si mesmo(a) é descobrir como e quando foi que você aprendeu a reprimir suas emoções, bem como a razão inconsciente que o faz continuar agindo assim até hoje.

E sabe por que você deveria seguir este caminho? Porque as emoções reprimidas tendem a ganhar um peso e uma força imensa enquanto não as reconhecemos, enquanto não damos espaço para que se manifestem.

Volte à pergunta que lhe fiz logo no início deste artigo e pense comigo: quando você teve de “calar” sua raiva ou tristeza diante de uma situação, o que veio em seguida? Será que esta raiva acabou se transformando num rancor imenso, algo que você não consegue perdoar até hoje? Será que nunca mais conseguiu falar com a pessoa que lhe causou este sentimento, que se afastou e decidiu dar um fim a essa relação? Ou, ainda, que nunca mais voltou a esse lugar em que se sentiu dessa forma?

Alguma coisa negativa lhe aconteceu como consequência daquele momento. E eu só sei disso porque se você não tivesse reprimido suas emoções, hoje, não se lembraria mais desse episódio. Ele não teria lhe marcado tanto assim.

 

O perdão é a cura para as emoções reprimidas

É isso o que fazem as nossas emoções reprimidas: elas continuam a ressoar nas nossas mentes e nos nossos corações de tempos em tempos, nos levando a reviver episódios negativos que marcaram a nossa trajetória.

Essencialmente, o que acontece é que nosso cérebro não consegue diferenciar o passado do presente, a realidade do pensamento. Então, se pensarmos novamente em algo que já aconteceu e que já nos causou dor, muito provavelmente vamos sentir parte daquela dor mais uma vez. Não é à toa que o nome desse comportamento é “re-sentir”, ou seja, sentir de novo.

A ciência já comprovou que o ato de ressentir está associado ao surgimento de diversas doenças, inclusive o câncer, o que, por si só, já é uma boa razão para se livrar deste comportamento. Mas, para além disso, aprender a lidar com as próprias emoções em vez de escondê-las ou reprimi-las nos traz uma série de vantagens, principalmente autonomia e responsabilidade frente às adversidades.

Veja que, quando eu me torno consciente dos meus sentimentos, quando assumo que me sinto de determinada forma diante de determinada situação, eu também ganho a chance de escolher como é que vou agir diante desse sentimento. Quando aprendo a sobrevoar as emoções. Ou seja, em vez de simplesmente reagir impulsiva e compulsivamente, eu me dou uma oportunidade de decidir. 

Ao reprimir as suas emoções, você dá poder ao que está do lado de fora. Você abre mão da sua liberdade e da sua responsabilidade em definir como é que vai se comportar diante desse sentimento – afinal, a sua escolha é a de ignorá-lo na esperança de que desapareça.

As chances são de que esse sentimento vai continuar aí, pronto para lhe incomodar tão logo você se lembre do que aconteceu. E, então, que tal deixá-lo transbordar para que possa, enfim, perdoar o que houve e seguir em frente sem ressentimento? É como uma ferida inflamada, enquanto não é aberta para o pus ser drenado, continuará prejudicando seu corpo.

 

Portais

escoladelucifer.com.br
unebrasil.com.br
unebrasil.org
unebrasil.net
congressoonline.org
querovencer.unebrasil.com.br
congressodigital.unebrasil.com.br

Luz p’ra nós!

 

 

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Lidando com emoções reprimidas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

10 espécies de árvores nativas da Mata Atlântica

Compartilhe a Verdade A Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade e hoje é considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta, contando com apenas 12,5% de suas florestas originais. A maioria dos animais e plantas ameaçadas de extinção do Brasil pertencem a este bioma, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!