Notas olfativas: O que são e como reconhecê-las

Compartilhe a Verdade

As notas olfativas são aquelas sentidas nas fragrâncias de perfumes ou óleos essenciais e são divididas conforme sua volatilidade.

E assim como na música, algumas combinações de matérias-primas formam os acordes, como, por exemplo, mesmo possuindo aromas únicos, dependendo do que se derivou da extração e das substâncias desse produto, ele possui uma estrutura fixa. Para se descobrir esse estrutura deve-se dividir a fragrância em 3 etapas, que significam exatamente a ordem pela qual elas se evaporam, sendo elas: notas de saída (cabeça), notas de coração (corpo) e notas de fundo (base).

E assim como na música, algumas combinações de matérias-primas formam os acordes, como, por exemplo, o acorde Chypre que é a combinação de um cítrico (bergamota) com uma flor (jasmim) e uma nota amadeirada (musgo).

Para separá-las, os perfumistas reúnem as matérias-primas em famílias, considerando suas características olfativas. Apesar disso, uma mesma matéria-prima pode ter muitas características, que chamamos de facetas. Um exemplo é a rosa, que ao mesmo tempo é floral, verde e ainda remete a chá, assim, a rosa é multifacetada.

Graças as facetas diversas das matérias-primas e a possibilidade infinita de combinações conseguimos criar fragrâncias que nos remetem a outros sentidos, como o tato, como exemplo temos fragrâncias que remetem a tecidos como o linho e a texturas como o talco. Essa capacidade de remeter a sentidos que não o olfato damos o nome de sinestesia.

Outra forma de separá-las é pela volatilidade, que determina em qual estágio da evolução da fragrância aquela nota vai aparecer, sendo: notas de saída, notas de corpo e notas de fundo.

Notas Olfativas de Saída

As notas de saída são as primeiras que sentimos. Passam as primeiras impressões sobre a fragrância e também são as mais voláteis. São leves, frescas e duram poucos minutos. Costumamos sentir cheiros cítricos como laranja e limão, ou herbais, como menta e alecrim.

Notas Olfativas de Corpo

Em seguida, aparecem as notas de corpo. Elas dão personalidade à fragrância, demoram mais a evaporar do que as notas anteriores, e geralmente são notadas após alguns minutos da aplicação da fragrância. Neste grupo, encontramos notas florais, como rosa e jasmim, e frutadas, como framboesa e pêssego.

Notas Olfativas de Fundo

Por último, as notas de fundo. Elas evaporam só no final, fixam intensamente e são menos voláteis. Estas notas que promovem o calor e o peso da fragrância são obtidas das fontes mais variadas. Elas podem ser originárias de madeira (cedro e pinho), alimentos (café, canela, baunilha), resinas (incensos) e especiarias como canela.

 

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Notas olfativas: O que são e como reconhecê-las

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Mãe de 3 filhos é incrivelmente habilidosa em preparar belas refeições

Compartilhe a Verdade Se você ainda não tomou café da manhã, almoço ou jantar, aconselhamos você a fazer um lanche antes de mergulhar neste artigo porque o Circulo Unebrasil está de volta com Etoni Mama! Essa japonesa se tornou mestre em transformar comida em obras de arte que são quase fofas demais […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!