Bucha vegetal: Conheça mais sobre o fruto e dicas de cultivo

Compartilhe a Verdade

A bucha vegetal é uma fruta que nasce em uma planta trepadeira alta, da família das cucurbitáceas, e como pertencente ao gênero Luffa é por vezes chamada simplesmente por Lufa. Possui folhas palmatilobadas, flores amarelas, rajadas de verde, e bagas obovadas, oblongas, de até 45 centímetros semelhante ao pepino.

bucha vegetal é cultivada especialmente pelas fibras do fruto seco, que são usadas principalmente como esponja de banho, esponja de limpeza e até mesmo como palmilha.

Por ser uma fruta, é mais sustentável do que as esponjas de poliuretano (plástico derivado do petróleo), pois diferente do poliuretano, se biodegrada facilmente e pode ser reciclada em casa por meio da compostagem seca (a compostagem úmida, ou com minhocas, não é recomendada, pois o detergente ou sabão pode ser tóxico para as minhocas).

Como plantar bucha vegetal e dicas de cultivo:

Para cultivar sua própria bucha vegetal, você irá precisar dos seguintes itens:

1 floreira grande ou vasos de 9 cm;

Terra vegetal;

Sementes de Luffa cyllindrica.

Como cultivar?

Submergir a semente em água morna por algumas horas antes do plantio pode ajudar na germinação.

Se a temperatura estiver em 25 graus, a germinação pode acontecer no período de uma semana. Porém, caso seja mais baixa, a semente pode apodrecer em vez de germinar.

É bom evitar excesso de água, pois isso pode causar o aparecimento de fungos.

Para iniciar o processo de cultivo, comece germinando as sementes em adubo orgânico. Além disso, é importante manter tal composto úmido.

Ao notar que as raízes estão começando a aparecer, plante as sementes em uma floreira ou em vasos de 9 cm, utilizando a terra vegetal.

Feito isso, regue o canteiro e deixe-o em um local aquecido. O ideal é que ele seja cultivado dentro de uma estufa. Mas, como o clima do Brasil conta com altas temperaturas, basta plantar sua bucha vegetal no início da primavera.

À medida que os caules da planta vão se desenvolvendo, é importante preparar um suporte para apoiá-los, uma vez que, por ser uma planta trepadeira, ela busca esse apoio para crescer.

A sua bucha vegetal estará madura para colheita quando sua cor mudar para um tom de amarelo, após, mais ou menos, seis meses do início do plantio. Ademais, a bucha cresce envolta por uma casca. Nesse sentido, basta apertar suavemente para retirá-la de dentro.

Após a sua colheita, coloque a bucha em um recipiente com água morna e lave bem. Fazendo isso, a bucha se tornará mais maleável à medida que absorve a água. Depois, é só colocá-la para secar e, por fim, cortá-la nos tamanhos que preferir.

Portais
 Fortaleça no merch!

escoladelucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

9 thoughts on “Bucha vegetal: Conheça mais sobre o fruto e dicas de cultivo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Projeto leva água potável, energia solar e arte para casas ribeirinhas

Compartilhe a Verdade O Street River Amazônia, projeto que leva arte e melhorias na qualidade de vida das populações ribeirinhas da região, chega a sua quinta edição. Dez artistas da StreetArt (Arte Urbana, em português) chegarão à Ilha do Combu, em Belém, no Pará, no fim de fevereiro para pintar […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!