Saiba como evitar mosca-varejeira na sua cozinha

Dri 6
Compartilhe a Verdade

A mosca-varejeira (Dermatobia hominis), também chamada de mosca-berneira em algumas regiões, é bastante conhecida pela sua coloração metálica azul-esverdeada e por aparecer frequentemente na cozinha de muitas casas. As varejeiras são muito comuns em áreas urbanas.

Embora pequena, ela faz um zumbido incômodo enquanto voa e vasculha alimentos velhos ou carne podre. Por isso, quando estão dentro de casa, podem virar um verdadeiro problema, visto que botam centenas de ovos — o que pode levar a uma infestação. Neste texto, vamos mostrar os perigos que a mosca-varejeira leva à cozinha e como deixá-la longe de alimentos.

(Fonte: Shutterstock)

 

Os perigos da mosca-varejeira

Se as varejeiras costumam aparecer em áreas da sua casa, é bom tomar cuidado. Esse pequeno animal tem um hábito alimentar muito ativo e, devido a esse comportamento, consegue espalhar diversas doenças. Por exemplo, essa mosca pode provocar disenteria, tifo, cólera e até mesmo transmitir salmonela para utensílios usados na cozinha e em superfícies.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizou um estudo sobre os perigos da mosca-varejeira e concluiu que, além de causarem diversas doenças de pele, como bicheira e berne, cerca de 30% dos microrganismos encontrados nelas podem provocar doenças nos seres humanos.

(Fonte: Wikimedia Commons)

 

Como espantar moscas-varejeiras?

A mosca-varejeira se alimenta de comidas podres e, por isso, costuma entrar nas casas quando detectam comida velha ou sujeira. Existem vários métodos e cuidados que podem ser tomados para afastar esse inseto das residências, além dos inseticidas. Acompanhe!

 

Consertar vazamentos

A varejeira pode aproveitar qualquer gota de água para matar a sede. Além disso, vazamentos na casa podem atrair outros bichos, como baratas, e facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias.

 

Use plantas

Hortelã, lavanda, louro e manjericão são algumas das plantas que ajudam a repelir esses insetos. Você pode plantar pequenos vasos na cozinha, em áreas abertas ou deixar algumas mudas próximas às janelas. 

 

Água quente

Todos sabemos que a água fervendo é a melhor amiga de uma louça suja. Aqui, não é diferente: você pode jogar a água quente no ralo para matar possíveis ovos colocados pela varejeira durante o dia. Para manter essa praga sob controle repita esse procedimento com frequência.

(Fonte: Pixabay)

Mata-moscas eletrônico

Essa é uma solução prática para acabar com algumas moscas rapidamente. No entanto, é preciso ter alguns cuidados, como não colocar o equipamento em cima de áreas com alimentos, afinal, ninguém merece encontrar uma mosca morta na comida.

 

Incenso

Apesar de se alimentarem de coisas podres em lugares com odores horríveis, o sistema respiratório da mosca-varejeira é bastante delicado, por isso não gostam muito da fumaça de incenso.

 

Limpe as latas de lixo

As latas de lixo são o principal atrativo para a mosca-varejeira. Além de se alimentar, é aqui que elas encontram um bom lugar para depositar os ovos. Mantenha as suas sempre limpas e bem tampadas.

Fonte: MegaCurioso 

Outras dicas, principalmente para quem mantém a casa limpa, e mesmo assim as moscas permanecem:

Portais:

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

 

Ajudem compartilhando|comentando…

Luz pra nós ✨

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

6 thoughts on “Saiba como evitar mosca-varejeira na sua cozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

As mães de hoje estão mais estressadas?

Compartilhe a Verdade “Mães de hoje estão estressadas em níveis nunca vistos antes”, diz autora de livro sobre maternidade publicado em 1986 A jornalista britânica Libby Purves defende “mais humor, mais humanidade e menos julgamentos sobre a vida familiar das mulheres” Autora do livro Como não ser uma mãe perfeita, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!