Bloqueador ou Protetor solar

Compartilhe a Verdade

 

Bloqueador ou protetor, spray, creme ou gel. FPS 4 ou 60. Afinal, qual protetor solar usar? É tão variada a oferta nas prateleiras que costumam surgir dúvidas na hora da escolha. Não existe desculpa para dispensar o produto, principalmente em dias de calor intenso. O sol em excesso provoca envelhecimento precoce, já que a radiação fragmenta as fibras de colágeno, que dão firmeza e elasticidade à pele. Indo além, a falta de proteção leva ao surgimento de manchas e outras alterações estéticas. Com o tempo, pode até ser responsável pelo temido câncer de pele.

Geralmente, a pele do rosto é mais oleosa que a do corpo, porque concentra um número maior de glândulas sebáceas. Por isso, Salomão recomenda comprar um produto diferente para cada uma delas. Os mais indicados para a face são protetores solares com toque seco, chamados de oil free (em inglês, livre de óleos), que depois de alguns minutos somem e não deixam a pele brilhante. Quem sofre com acne ainda tem a opção de usar um filtro solar em gel, principalmente à base de álcool, substância bactericida que ajuda ainda mais a pele oleosa. Já os produtos em forma de spray ou loção são mais utilizados em áreas do corpo com pelo, como a cabeça, pois a parte líquida evapora e permanecem os fatores de proteção físicos. “O próprio cabelo contém melanina, que funciona como protetor solar, mas quando ele está ralo tem que reforçar. A incidência solar no calvo é muito maior”, alerta o dermatologista. O alto da cabeça é o segundo lugar do corpo com mais casos de câncer de pele.

 

Fácil de usar
O farmacêutico Maurício Gaspari Pupo acredita ser importante escolher o protetor solar que ofereça uma sensação mais agradável à pele. “Tem que ser um produto fácil de espalhar e gostoso de ser aplicado. Se ficar grudando na roupa, por exemplo, a pessoa não usa. O sensorial faz uma grande diferença”, opina. O filtro também deve ser resistente à água, para que não seja removido facilmente na praia, piscina ou com transpiração excessiva. Além disso, é recomendado evitar aqueles que contenham fragrância e conservantes alergênicos (em especial o parabeno), responsáveis por 40% e 50% das alergias a cosméticos, respectivamente. Muitas pessoas deixam de usar por causa de uma reação alérgica.

Recentemente, chegaram ao mercado produtos que também protegem a pele contra a luz visível, que provoca um malefício semelhante ao UVA, incluindo câncer, envelhecimento precoce e manchas. O inimigo principal é a luz azul, considerada a mais perigosa, que está presente em todo lugar, como em ambientes iluminados com lâmpada fluorescente ou com a televisão ligada. Outra novidade é a proteção contra a radiação infravermelho, que também danifica a pele.

 

Qual é a diferença entre protetor e bloqueador solar?
O protetor solar tem componentes que absorvem os raios UVA e UVB e os transformam em luz visível, inofensiva para a pele. Já o bloqueador reflete a radiação UV e geralmente contém óxido de zinco ou dióxido de titânio. Quando aplicado, deixa a pele esbranquiçada e opaca, inibindo o bronzeado. O bloqueador solar costuma ser usado por pessoas muito claras e de pele sensível ou em áreas que sofreram cirurgias. Também é recomendado por dermatologistas para quem fez peeling, para impedir a penetração dos raios solares.

 

Protetor solar em maquiagem substituio uso do protetor convencional?
Existem apresentações de protetores solares em base e batom que podem substituir o protetor comum, mas, para efetivamente proteger a pele, o produto precisa oferecer FPS e PPD adequados, o que na maioria das vezes não se observa. Também é importante utilizar a quantidade correta.

 

É verdade que, acima do FPS 30, todos os produtos têm o mesmo efeito?
Não. O filtro solar com FPS 30 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS realmente aumenta pouco esse percentual. A questão é que, usando um filtro solar com FPS 30, a pele levará 30 vezes mais tempo para ficar vermelha, enquanto com um filtro com FPS 60 o tempo será 60 vezes maior. Se o tempo para a pele ficar vermelha aumenta, significa que protege mais e melhor.

 

Existe diferença de protetor solar para pele clara e escura?
Pessoas com pele negra necessitam de um protetor com FPS entre 6 e 15. Já quem tem pele morena deve optar por uma FPS entre 20 e 25 e a pele clara exige uma FPS acima de 30.

 

Vestir camiseta ou outras roupas substitui o uso do protetor solar?
Peças escuras, embora mais quentes, protegem mais a pele do que roupas claras porque absorvem a radiação. Há disponíveis no mercado roupas com protetor solar. Se não puder comprá-las, prefira roupas feitas com poliamida. Mas, mesmo que esteja vestido, não abandone o protetor solar.

 

Existe protetor solar para o couro cabeludo?
Sim. Além dos protetores solares capilares, também existem cremes para pentear com proteção solar, que não são difíceis de encontrar. É o método ideal para praia e piscina. Eles evitam danos ao cabelo e ao couro cabeludo. No dia a dia, cremes e leave-ins também são indicados. Algumas marcas de gel têm proteção solar. Existem também alguns hidratantes em spray, mais leves que os cremes.

Todos têm o mesmo princípio ativo, mas podem ter vantagens, dependendo do tipo de pele. Os cremes são indicados para quem tem pele ressecada, porque ajudam a hidratar, além de proteger. O gel é ideal para as peles oleosas, porque não deixam aspecto pegajoso nem a superfície cutânea gordurosa. A opção spray serve para economizar tempo de aplicação, sendo muito mais prática que loções e texturas de gel.


Quem tem alergia, o que deve fazer para se proteger do sol?

Nada substitui por completo a ação do filtro solar. A melhor saída é descobrir a substância que causa alergia e encontrar um produto que não a contenha. Para isso, procure um especialista e mostre a ele os protetores que costuma utilizar. Assim, o médico pode analisá-los e indicar outros que sejam inofensivos.

 

Filtros que protegem da luz de celular e computador: ‘luz visível’

 

 

Poucos sabem que a saúde da pele pode ser afetada com o uso diário de celular, do computador e de outras tecnologias por causa da luz emitida por esses aparelhos. Mas já é possível se prevenir. “Já existe no mercado a formulação do protetor solar para defender não só da radiação ultravioleta que é a solar, mas também para defender da radiação infravermelha e da luz visível, que diz respeito à iluminação dos celulares, das lâmpadas e da tela dos computadores que também pode causar danos à pele”, explica o especialista.

 

Novos modelos protegem pele do envelhecimento

Hoje em dia, é possível encontrar muitos cosméticos com substâncias que prometem o rejuvenescimento da pele como é o caso do óleo canabidiol ou como os bioestimuladores de colágeno. “A tendência no mercado de proteção solar é a adição nos protetores solares de ativos com outras funções na pele”, aponta o profissional: “Os protetores solares com antioxidantes previnem o envelhecimento da pele e outros produtos no mercado com associações com vitamina C ou com resveratrol.”

 

 O objetivo do mercado é ter produto multifuncional’

Para o dermatologista, a aposta da indústria de beleza segue o padrão da renovação do BB Cream, que ganhou novas reformulações para oferecer mais vantagens: “O objetivo do mercado é ter um produto multifuncional, que não faça apenas uma proteção à radiação ultravioleta, mas que também tenha outras funções.”

 

 Protetor contra areia: ‘para não ter adesão’

A parte mais chata de retocar o bloqueador na praia é o fato de a areia acabar grudando no corpo pela textura melada deixada pelo produto. Esse incômodo, entretanto, já pode ser evitado. “Dentro dos protetores solares, são colocadas outras substâncias com a função antiareia para não ter adesão da areia da praia na pele”, explica Alberto: “Tem alguns com propriedades clareadoras e com funções antipoluição, que previnem que a pele envelheça quando exposta à poluição do meio ambiente gerada pela combustão dos carros, de fábricas e entre outros.”

 

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

 

ka

 Luz p’ra nós!

 

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Bloqueador ou Protetor solar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

A origem dos elfos

Compartilhe a Verdade   Os elfos são figuras mitológicas bastante conhecidas e que aparecem na literatura há séculos. É provável que você lembre deles dos romances de J.R.R. Tolkien, mas a verdade é que eles já apareciam em textos bem mais antigos. Provenientes da cultura nórdica e céltica, os elfos […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!