‘Jardim das brincadeiras’: o brincar que começa no quintal

Compartilhe a Verdade

O que é um jardim? O que é brincar? Será que o jardim já foi brincadeira na sua vida?” Esses e outros questionamentos abrem o livro “Jardim das brincadeiras – Uma estratégia lúdica para a educação ecológica”. Produzido pelo educador Guilherme Blauth, a obra convida as crianças a uma proposta simples e valiosa: brincar e se encantar com a natureza e seus brinquedos.

Brincar conecta o ser humano com sua essência, com a possibilidade da criação. Brincar é uma característica primordial da humanidade. Brincar é um encontro com o humor, com o impossível e o invisível, com o corpo.

O brincar está em todo lugar

No prefácio “pré-lúdico”, “Jardim das brincadeiras” introduz perguntas referentes ao brincar, à natureza e ao brincar na natureza, guiando o leitor para a experiência proposta pelo livro. Na seção “Brincadeiras”, é exposto o processo de criação do livro, que começou no jardim, passou por instrumentos e roupas com folhas, até chegar à importância do criar no processo lúdico.

“A vida faz a brincadeira brilhar”

Brincadeiras do ar, terra, água, fogo, bonecos, bichos e monstros ganham espaço na narrativa. Petecas, tobogãs, gotas de água e tochas são só alguns dos instrumentos utilizados para criar um espaço para a criança brincar em harmonia com a natureza.

Chegando no fim do jardim

Após a apresentação de diversas brincadeiras da natureza, sejam elas elementais ou voltadas a insetos ou animais, “Jardim das brincadeiras” convida os pequenos a criarem seus próprios jardins. Começando com pouco – pequenas mudas e sementes -, as crianças já têm a possibilidade de mudar seus ambientes e acumular um repertório de ideias para brincar.

A obra também oferece dicas para educadores e pais auxiliarem as crianças a colocarem seus projetos no mundo e brincarem em parques e/ou lugares ao ar livre, próximos da escola ou de casa.

“Jardim das brincadeiras”, Guilherme Blauth e Hatsi Rio Apa (edição própria do autor) Você brinca? Alguma planta é sua amiga de infância? Com questionamentos sobre o cotidiano na natureza e dicas para brincar nos mais variados jardins, o educador Guilherme Blauth convida as crianças para brincar com as coisas que nos cercam. Folhas, cipós, sementes e flores escondem a potência de  virarem brincadeiras, passando pelo fogo, ar, água e terra – principalmente terra. “Sem vencedores, podemos experimentar brincar juntos”. Afinal, toda brincadeira é cooperativa e estimula a cultura de paz, abundância e alegria.

“Plantar um jardim dissemina sementes e ideais. Que surjam muitos outros brinquedos e brincadeiras e que sejam vivenciados por crianças de todo o mundo”

O educador mantém dois projetos no Instagram: Jardim das brincadeiras, onde as possibilidades do livro são mostradas no dia a dia; e Quintais brincantes, movimento que propõe práticas educativas brasileiras amparadas pelo brincar livre e a natureza.

Fonte

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “‘Jardim das brincadeiras’: o brincar que começa no quintal

  1. Bem legal. Eu tenho um jardim em casa, mas raramente minha filha brinca nele, ela tem muito medo de insetos… Gostaria que ela tivesse mais contato com a natureza. Luz p’ra nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Festival Folclórico de Parintins - Boi-Bumbá

Compartilhe a Verdade    O boi de Parintins é o ato popular, espetacular e criativo, a reinvenção o mito, a lenda do boi encantado que morre e ressuscita redescobrindo a cultura amazônica. Ele percorre a floresta e seus recantos, incorpora o universo lendário mítico e regional, além de valorizar rituais, […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!