Mãe chama a atenção ao receber diploma de formatura com sua filha no colo

Compartilhe a Verdade

Fotografada com a bebê de 8 meses, a formanda Júlia Pontés repercutiu na imprensa internacional.

A brasileira-argentina Júlia Pontés, de 39 anos, foi destaque na imprensa internacional na última semana. Fotógrafa, ela concluiu o mestrado em Artes Visuais na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos, e ganhou os portais e as redes ao ser fotografada com a filha no colo durante a formatura.

De beca e capelo, Júlia foi clicada entre os outros formandos com a pequena Stella Lyra, de 8 meses, que usava óculos escuros para acompanhar a conquista da mãe, que relatou em sua rede social um pouco de sua trajetória na pesquisa e na maternidade.

“Poucos sabem que há pouco menos de um ano nasceu em mim uma mãe. Engravidei no susto, durante a pandemia quando estava documentando os abusos das mineradoras às comunidades do quadrilátero ferrífero enquanto seguia minhas aulas online”, escreveu.

A importância da rede de apoio
Júlia pesquisa mineração há 8 anos, denunciando o impacto ambiental da atividade, sobretudo no estado de Minas Gerais, altamente afetado pelo extrativismo.

Ao retornar para Columbia em meio à pandemia, enfrentou diversos desafios. Mãe solo – que precisa lidar, ainda, com os receios em relação ao genitor abusivo de sua filha, não pôde ser atendida pelos médicos da universidade, por voltar já com 24 semanas de gestação, e também não recebeu nenhum apoio dos profissionais.

“Quase fiquei sem plano de saúde (lembremos que o maravilhoso SUS não existe aqui e o plano é parte do pacote universitário), meu empréstimo estudantil foi executado e meu crédito ficou sujo quase que do dia pra noite”, compartilhou a pesquisadora.

Em seu relato, Júlia contou que a comunidade ao seu redor foi essencial como rede de apoio para permitir que ela desse continuidade aos estudos e ao trabalho:

“E assim, aos trancos e barrancos, chegamos nesse lugar. Não fazia sentido não ter minha filha, ela que é a maior conquista da minha vida, comigo na minha formatura. E ela estava ali para mostrar para outras mães, outras mães solo e outras mães imigrantes que é possível”.

A fotógrafa, que tem uma jornada tripla de trabalho, chamou a atenção para a necessidade de suporte à maternidade.

“O que nós mães precisamos é de um sistema que entenda o que passamos e que nos dê suporte para que possamos ser a melhor versão de nós mesmas”, finalizou.

 

Fonte

circulo

Portais

 Fortaleça no merch!

Escola de Lucifer

Unebrasil

Unebrasil Círculo EDL

Unebrasil Oryon

Loja Lucifer

Rapé do Reino

Congresso Online

Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Mãe chama a atenção ao receber diploma de formatura com sua filha no colo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Professora ganha medalha de ouro na Copa do Mundo de Paraescalada

Compartilhe a Verdade A professora Marina Dias, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ficou em 1º lugar na Copa do Mundo de Paraescalada, realizada em Salt Lake City (EUA), nos dias 24 e 25 de maio. Além da vitória inédita, ela entrou […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!