Esta planta africana é o objeto mais brilhante do mundo

Compartilhe a Verdade

Com bagas brilhantes e iridescentes que parecem pequenos enfeites de Natal,  Pollia condensata  leva para casa o título de matéria viva mais brilhante do mundo. Também conhecida como baga de mármore, esta fascinante planta perene cresce nas florestas da África Central. Crescendo até 3 pés de altura, a planta brota cachos de até 40 bagas azuis.

Embora a iridescência não seja incomum no mundo animal – pensando em asas de borboleta ou em uma concha de besouro – é extremamente raro para as plantas. Então, o que explica a aparência marcante da baga de mármore? Em 2012, pesquisadores do Reino Unido publicaram um estudo que revelou o mistério por trás do brilho da planta. Usando uma amostra de  Pollia condensata do Kew Gardens de Londres, eles foram capazes de determinar o que explicava sua aparência.

A maioria das plantas depende de pigmentos para sua cor, mas não a baga de mármore. Os pigmentos se quebram com o tempo, fazendo com que a cor desbote, mas Pollia condensata pode reter sua cor por décadas porque sua coloração pixelizada é estrutural. Quando os pesquisadores examinaram a amostra de Kew Gardens – que foi coletada em Gana em 1974 – eles viram que ela estava mais vívida do que nunca.

Sua superfície lisa é reflexiva, assim como um espelho. E logo abaixo da superfície estão várias camadas de células especiais feitas de fibras de celulose. Essas camadas refletem um comprimento de onda estreito de luz e cada camada é levemente girada, como uma espiral. Quando a luz atinge a camada superior, parte é refletida e o restante passa. Essa luz é filtrada pelas camadas restantes, como uma peneira. A luz refletida através de cada camada é excepcionalmente brilhante e produz cores fortes em um efeito conhecido como reflexão de Bragg.

Curiosamente, essas bugigangas brilhantes não são comestíveis. As bagas atuam efetivamente como uma casca e são preenchidas com sementes. Isso também é parte do motivo de serem tão duráveis, mantendo sua forma por anos. Os pesquisadores acreditam que a planta depende de suas bagas parecidas com as de outra planta azul que cresce na área. Os pássaros mastigam erroneamente bagas de mármore, ajudando a espalhar suas sementes.

Portais
 Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

15 thoughts on “Esta planta africana é o objeto mais brilhante do mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Figuras fragmentadas conectam muitos momentos no tempo

Compartilhe a Verdade O artista de Ontário Eric Pause cria pinturas acrílicas que conectam vários momentos no tempo. Ele renderiza figuras abstratas com formas geométricas sobrepostas, sintetizando seus movimentos em uma composição. Cada uma dessas peças marcantes é inspirada em uma ideia simples que geralmente está ligada a um sentimento específico que Pause […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!