Karen Jonz possui uma carreira consolidada no skate, sendo tetracampeã mundial. A mesma teve o título de primeira mulher brasileira medalhista no X-Games. Para além do skate, Karen é mãe da Sky, cantora, youtuber e artista:
Do primeiro shape ao lugar mais alto do pódio
Karen Jonz nasceu em Santos em 29 de setembro de 1983, sendo criada em Santo André, cidade conhecida pela grande popularização do skate no interior de São Paulo. O envolvimento dela com a modalidade começou aos 17 anos, quando decidiu vender bolo na escola para conseguir comprar um shape.
Karen Jonz optou, ou melhor, se encontrou na modalidade vertical do skate. O skate vert é praticado em uma pista vertical e em formato de U. Competindo desde o começo da década de 2000, ela atingiu seu primeiro grande feito em 2005 ao ser vice-campeã mundial na categoria vertical feminina. No ano seguinte, tornou-se a primeira brasileira a ser campeã mundial no skate e ainda ganhou o bronze nos X-Games em Los Angeles.
Em 2007, muda-se para os Estados Unidos em busca de melhorar seus treinos e atinge a quarta colocação nos X-Games. Conquista um título inédito na carreira: campeã europeia. O ano seguinte elevaria ainda mais seu patamar no esporte ao consagrar-se bicampeã mundial. Ela ainda voltaria a ser a melhor do skate mundial em 2013 e 2014. Também foi medalha de ouro em 2008, prata em 2009 e bronze em 2010 nos X-Games. Foi campeã brasileira em duas categorias em 2012: vertical e bowl.
Artista
Para além das pistas, Karen Jonz também é cantora, musicista, produtora e youtuber. Ela começou a postar vídeos em sua conta em 2014, ensinando como fazer manobras, como limpar o shape e até sobre o seu dia a dia nos Estados Unidos. Com o nascimento de sua filha Sky, os vídeos passaram a relatar a rotina da família, a conciliação do skate com a maternidade, até as composições dela como cantora.
Após se tornar a primeira brasileira campeã mundial de skate, comprou um computador e aprendeu a gravar e produzir. Em 2020, ela lançou seu trabalho solo com o mixtape “O Pequeno Excesso”. Ao lado do marido e músico, Lucas Silveira, Karen produziu seu primeiro álbum em 2022, chamado “Papel de Carta”. Com participações especiais de Gab Ferreira e XAN, as faixas apresentam letras pesadas, melodias cuidadosas e faixas leves, mostrando as multifaces de Jonz.
Curiosidades
Primeira brasileira a ter sua própria linha de tênis
Em parceira com a marca Mary Jane, Karen Jonz foi a primeira esportista brasileira a ter sua própria linha de tênis. Com modelos voltados para o público pré-adolescente e adolescente, eles são extremamente resistentes e a linha Mary Jane Karen Jonz foi pensada para as meninas que praticam skate.
É uma das fundadoras da Associação Brasileira do Skate Feminino
A Associação Brasileira do Skate Feminino foi fundada em 2009 e tem como missão: “Promover qualidade de vida e inclusão social à mulher utilizando a prática esportiva radical do skateboard.” Ao lado de grandes personagens do skate feminino, como Christie Aleixo, Letícia Gonçalves, Débora Badel e Karen Feitosa, Jonz faz parte do conselho de atletas que promove eventos e atua na promoção do skate feminino pelo país. Atualmente, a organização é filiada a Confederação Brasileira de Skate e a Federação Paulista de Skate.
Lançou uma coleção exclusiva e incrível de shapes
Para combinar seus dois amores, música e skate, ela lançou uma linha de shapes inspirados em seu álbum “Papel de Carta”. Com 20 modelos exclusivos, a marca responsável pela colaboração foi a Ratus Skate Shop e podem ser comprados no site da loja.
Karen Jonz abriu as portas para diversas atletas mulheres terem a chance de competir no skate. Uma delas, Leticia Bufoni, também é considerada uma das pioneiras da modalidade e se tornou a primeira brasileira campeã mundial no skate street.
Veja também:
Portais
Fortaleça no merch!
cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!🌿
Grande mulher! Parabéns.
Luz p’ra nós.
Brasil tá bem representado no skate. #luzpranos
Anda muito.
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Irada, Luz p’ra nós!
Celeiro de talentos, viva o Brasil… Karen representa muito!! Luz p’ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p´ra nós!!
Gratidão.
Luz p´ra nós
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós!
Luz p’ra nós 🙏🏾⚛️✅