Cientista de 14 anos ganha prêmio por fones que tratam infecções de ouvido

Compartilhe a Verdade

Leanne Fan tem apenas 14 anos, mas já é considerada uma das melhores cientistas dos Estados Unidos! Ela acaba de ganhar um prêmio por uma criação incrível: um fone que trata infecções de ouvido com luz azul.

O fone consegue não apenas tratar como diagnosticar pacientes com problemas auditivos. A invenção também previne até 60% da perda auditiva em crianças.

A criação de Leanne foi reconhecida como única e transformadora pela 3M Young Scientist Challenge, considerada a principal competição de ciências do ensino médio do país.

Tratamento de baixo custo

Leanne criou o Finsen, um fone de ouvido que funciona com uma luz azul e tem a mesma eficácia que antibióticos para ouvidos doentes.

A menina teve a ideia dos fones há três anos, enquanto aprendia sobre Niels Finsen, que ganhou o Prêmio Nobel em 1903 depois de inventar a terapia de luz para tuberculose de pele.

“Pensei: ‘Esta é uma ideia incrível, posso aplicá-la a outra coisa na minha vida diária’”, disse Leanne.

Ela começou a trabalhar nos fones de ouvido aos poucos, aplicando técnicas similares às de Niels Finsen. Ao final do projeto, a estudante do ensino médio conseguiu desenvolver um aparelho de baixo custo e alta eficiência.

Produção em larga escala

Os fones ainda precisam de mais aperfeiçoamentos, segundo Leanne, mas ela não descarta que eles cheguem ao mercado em poucos anos.

Para a jovem, a invenção pode transformar a vida e a saúde principalmente de crianças que sofrem perdas auditivas.

“O bom é que não estou fazendo um remédio que você tem que comer, então é muito mais fácil ser aprovado”, disse ela.

“Quero fazer testes em cadáveres para ter certeza de que ainda é seguro e em tímpanos reais, depois estudos em humanos, depois uma patente e depois trabalhar com pessoas para fazer disso um negócio.

Criação premiada

Leanne conta que inscreveu os fones de ouvido na 3M Young Scientist Challenge 2022 despretensiosamente e ficou muito orgulhosa quando um representante da competição entrou em contato informando que ela era uma das finalistas.

“Fazer parte do 3M Young Scientist Challenge foi definitivamente a melhor parte do meu ano”, disse.

“Conheci cientistas da minha idade e também perseguindo seus sonhos, e fiz alguns amigos.”

Como levou o primeiro lugar na competição, Leanne ganhou também um prêmio em dinheiro de U$ 25 mil (aproximadamente R$ 125 mil).

“Mesmo uma pequena ideia pode levá-la muito longe”, disse ela. “Tive a ideia de usar luz azul para matar bactérias e, três anos depois, estou aqui.”

O mundo vê 700 milhões de casos de infecções do ouvido médio e quase 21.000 mortes anualmente.

Muitos dos afetados são crianças em populações desprivilegiadas. Sem acesso médico e/ou assistência médica, o diagnóstico e o tratamento costumam ser difíceis. A invenção de Leanne visa fornecer uma opção de baixo custo e livre de antibióticos para detectar e tratar qualquer infecção no ouvido médio.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

11 thoughts on “Cientista de 14 anos ganha prêmio por fones que tratam infecções de ouvido

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Pouca menstruação: quais são as possíveis causas do problema?

Compartilhe a Verdade Seu ciclo mudou e, de repente, você está percebendo que tem tido pouca menstruação? Ou o tempo de duração bem menor do ciclo? A alteração do fluxo menstrual pode ter diversos motivos. Também conhecida como hipomenorreia, essa é uma mudança recorrente que costuma estar ligada aos hormônios. […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!