Tatuadora mais antiga do mundo com técnica própria, está na Vogue

Compartilhe a Verdade

A tatuadora mais antiga do mundo aparece impecavelmente vestida, com muita cor, anéis nos dedos, batom e o cabelo longo, languidamente amarrado. É uma mulher, de 106 anos!

Orgulhosa, ela exibe a arte em si e nos outros. Também transmite o que sabe para as descendentes. E, segue sendo referência na arte da tatuagem. Ela tem uma marca que é a assinatura da obra: três pontinhos.

A filipina Apo Whang-Od virou capa da famosa revista de moda Vogue México e Vogue Austrália. Não à toa.  Nas redes sociais, as fotos da arte indígenas da filipina é puro sucesso: são traços perfeitos que reproduzem a história secular dos povos originais daquela região.

Uma tradição

Aos 16 anos, Apo aprendeu a arte da tatuagem com o pais e se tornou a primeira mulher a tatuar as tradicionais batok.

Passou a viajar pela província de Kalunga para ajudar a tatuar as comunidades com os símbolos sagrados dos antepassados.

Para os povos originais das Filipinas, a tatuagem tem um significado muito especial, bem mais do que artístico é parte do ritual de passagem tanto para os homens, como para as mulheres.

Os homens quando tatuados passam a se tornar guerreiros de “caça-cabeças” — uma prática ancestral em que se guardavam as cabeças dos inimigos depois de mortos.

Para as mulheres, a tatuagem era uma forma de evocar a fertilidade e a beleza. Apo Whang-Od tatuou sobretudo mulheres, porque a prática de guerrilha foi banida do país no início do século XX.

História

Há cerca de 100 anos, as mulheres que não eram tatuadas eram consideradas imperfeitas, mas não demorou até que a situação se invertesse.

Quando os norte-americanos chegaram àquela região, obrigaram as jovens a tapar os braços com mangas compridas, para puderem frequentar as escolas. Por isso, ser tatuada tornou-se um motivo de vergonha.

Entre os habitantes da província e os membros da tribo, a prática foi caindo em desuso, mas ganharia fama internacional, o que ajudou a recuperar o ofício, tornando-o uma forma de arte.

Os mambabatok, como se chamam os tatuadores, só conseguem passar a sua arte por meio  da gravação no corpo, que se faz com recurso a um pau de bambu com um espinho na ponta.

Assinatura

Apo Whang-Od tem uma técnica de assinatura. Pica a pele cem vezes por minuto até criar três pontos repletos de tinta (e sangue).

Apesar do risco de uma infecção, há quem viaje de todo o mundo para ser tatuado pelas mãos da centenária. São necessários apenas cinco minutos para completar a obra, mas quem é tatuado garante que a dor é “muito superior” à de uma enorme tatuagem ocidental.

Antigamente, o momento de tatuar era acompanhado de alguns rituais, como cantos tradicionais e o sacrifício de uma galinha.

Atualmente o processo é outro.  “Fui a primeira criança a aprender a tatuar Só observei o que ela [Apo] fazia”, conta Grace, de 26 anos, sobrinha-neta da tatuadora. Quando Grace foi para a faculdade em 2015, a tia-avó ensinou outra jovem, Elyang.

Na família, são três mulheres tatuadoras: Apo e as duas pupilas. Elas contam ter dificuldade em conseguir responder a todos os turistas que as procuram.

Portais
Fortaleça no merch!

cristolucifer.com.br
unebrasil.org
unebrasil.com.br
unebrasil/livrolucifer
querovencer.unebrasil.com.br
congressoonline.org/

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

7 thoughts on “Tatuadora mais antiga do mundo com técnica própria, está na Vogue

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Como sobrevoar em Quinta Dimensão?

Compartilhe a Verdade Salve Círculo! Começando aqui uma série de cortes do Bob respondendo perguntas em live. Palavras chaves: Círculo e Reta Casamento Mulher Eva Lilith Sexo Aborto Prazer Kundalini Energia Sexual Polaridades Consciência Cores Luz Perspectiva Partículas Alma Gêmea Simetria Evolução Giros Eternos Amor e Honra Bíblia Reino Animal […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!