Você sabe quais os exames básicos de um check-up?

Compartilhe a Verdade

 

O check-up médico é a realização periódica de vários exames clínicos, de imagem e laboratoriais. Ele tem o objetivo de avaliar o estado geral de saúde e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha manifestado sintomas, por exemplo.

A frequência do check-up deve ser estabelecida pelo clínico geral ou médico que acompanha o paciente e varia de acordo com o estado de saúde da pessoa, seu histórico de doenças e doenças na família.

É importante também que pessoas que tem risco de problemas cardíacos devem ter atenção especial à saúde, sempre estando atentos a alterações no organismo, com cansaço fácil ou dor no peito, por exemplo. Além disso, é indicado também que mulheres a partir dos 40 anos e homens a partir dos 30 façam exames específicos.

Os exames solicitados no check-up permitem que o médico verifique o funcionamento de alguns órgãos, como rins, fígado e coração, por exemplo, além de serem úteis na identificação de infecções e alterações no sangue, como anemia e leucemia, por exemplo.

Os principais exames são:

  • Glicemia em jejum;
  • Hemograma;
  • Ureia e creatinina;
  • Ácido úrico;
  • Colesterol total e frações;
  • Triglicerídeos;
  • TGO/AST e TGP/ALT;
  • TSH e T4 livre;
  • Fosfatase alcalina;
  • Gama-glutamiltransferase (GGT);
  • PCR;
  • Exame de urina;
  • Exame de fezes.

Além desses exames, outros exames podem ser solicitados de acordo com o estado geral de saúde da pessoa, como transferrina, ferritina, marcadores tumorais e hormônios sexuais. Em relação aos exames radiológicos, normalmente são solicitados pelo médico a realização de ultrassonografia abdominal, raio-X de tórax, eco e eletrocardiograma e exames oftalmológicos. No caso de pacientes diabéticos, também pode ser solicitado o exame de hemoglobina glicada, que avalia a quantidade de glicose circulante no período de três meses.

Check-up para mulheres

No caso das mulheres, é importante que seja realizado de forma anual, preferencialmente, exames específicos, como Papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. A partir desses exames, o ginecologista pode verificar se a mulher apresenta alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho reprodutivo.

Check-up para homens

É recomendado que os homens a partir dos 40 anos realizem exames específicos como ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA.

Fonte

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka

Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

12 thoughts on “Você sabe quais os exames básicos de um check-up?

  1. Vem crescendo a quantidade de médicos e estudos que ressaltam que o check-up, na grande maioria dos casos, é só um modo da clinica particular tirar dinheiro do paciente. Fiquem ligados! Luz p’ra nós!

    1. sinto-me satisfeita quando recebo o resultado de exame do laboratório, as notícias do funcionamento do meu corpo interno, afinal, sou mulher. Nao tive medo das vacinas na vida e nem essa alarmante e polêmica do cov1d e parecida. A fé é isso, não sabe, mas se cuida e deixa a vida nas mãos de Deus independente se for câncer ou vida, verdade ou mentira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Único no mundo, panda albino é flagrado na China e vídeos viralizam

Compartilhe a Verdade A Reserva Natural Nacional de Wolong, na China, divulgou imagens impressionantes de um panda albino raro. Ele é o único de sua espécie já encontrado no mundo até hoje. Desde que sua existência veio a público em 2019, quando ainda era apenas um filhote, esta é a primeira […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!