Como as vitaminas para gestante auxiliam na saúde da mamãe e do bebê

Compartilhe a Verdade


Vitaminas para gestantes tornam-se, muitas vezes, essenciais para garantir a saúde da mamãe e do bebê.
Seja devido à falta de algum nutriente durante a gravidez ou devido a uma alimentação e a hábitos inadequados, as vitaminas para gestante exercem papel fundamental.
Ficou curiosa para conhecer as melhores? Confira!
Vitaminas para gestantes
1. Vitamina B6
A vitamina B6 é encontrada em grãos integrais, gérmen de trigo, miúdos e legumes. Uma de suas ações é que a vitamina B6 auxilia no metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídeos.
2. Ácido fólico
Para as gravidinhas e, até mesmo, antes da gravidez, se você está planejando uma gestação, o ácido fólico é super importante! Ele atua no processo de divisão celular e na formação da placenta e do embrião. E não para por aí: falta dessa vitamina pode trazer sérias consequências para o bebê em formação, como a anencefalia, que é a ausência de cérebro. Mas em qual época começar a tomá-la? Ela deve ser suplementada antes da gestação e nos primeiros três meses.

Saiba quais vitaminas são importantes para a saúde das grávidas3. Vitamina K
Dentre as vitaminas para gestante, a vitamina K é indicada por ser importante para a coagulação. É também um tratamento para grávidas com epilepsia. Essa vitamina deve ser suplementada principalmente no terceiro trimestre da gravidez.
4. Vitamina D
A vitamina D é produzida a partir da exposição solar e a sua ação está envolvida no metabolismo ósseo, além de no crescimento e no desenvolvimento do bebê. Ao ser suplementada no período da gravidez, é possível diminuir as chances de parto prematuro, bem como é fundamental para auxiliar no peso do bebê durante a sua formação. Os estudos demonstram que a vitamina D colabora para a diminuição da incidência de hipertensão na gravidez. A ginecologista recomenda-a principalmente para vegetarianas e para as que evitam a exposição solar.
5. Vitamina A
Essa vitamina colabora com o sistema imunológico e combate infecções, além de ajudar no crescimento e no desenvolvimento dos fetos. A vitamina A é necessária para diferenciação celular e proliferação para desenvolvimento das vértebras, medula espinhal, membros, coração, olhos e ouvidos, bem como regulação da expressão do gene. Essa suplementação costuma ser receitada principalmente no primeiro trimestre da gestação. Cautela ao começar o tratamento, pois a vitamina A é teratogênica, podendo causar, em excesso, malformações cardiovasculares e craniofaciais.
As vitaminas fundamentais na gravidez - Revista Crescer | Saúde6. Vitamina E
A vitamina E possui propriedades antioxidantes que protegem as células dos radicais livres. A falta dessa vitamina pode trazer algumas como sequências, como apontam informações de uma publicação do Spandidos Publications: “baixos níveis de vitamina E podem levar ao excesso de radicais livres, resultando em envelhecimento da placenta, lesões endoteliais vasculares, aumentando a incidência de doenças hipertensivas na gravidez”. A vitamina E pode ser suplementada desde o início da gravidez, mas os níveis devem ser monitorados pelo médico, para não ocorrer uma ingestão excessiva.
7. Vitamina C
A vitamina C é uma queridinha que não poderia faltar na nossa lista! Ela tem inúmeras funções, como a sua ação para reduzir os radicais livres. Outros benefícios estão relacionados à formação de colágeno, à absorção de ferro e ao fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, essa vitamina pode ser suplementada durante toda a gravidez, de acordo com as necessidades.
8. Vitamina B1
Essa vitamina, chamada de tiamina, tem ação no desenvolvimento cerebral do bebê e é também indicada em casos de vômito excessivo. Segundo estudo publicado na Oxford Medicine Online, “a deficiência nutricional de tiamina é rara em pessoas que consomem uma dieta moderadamente variada que contém grãos inteiros. No entanto, o vômito excessivo na gravidez pode causar depleção de tiamina, caso em que as vitaminas pré-natais contendo tiamina e outras vitaminas B podem ser benéficas”.
 9. Vitamina B2
A falta dessa vitamina está entre as causas de anemia e de diabetes, por exemplo. Ela atua também na formação do feto, o que inclui ossos, músculos e nervos. É importante, inclusive, na lactação e no desenvolvimento do bebê, como sugere um artigo da Oxford Academic. Há indicações da vitamina B2 para gestantes a partir dos 3 meses e, até mesmo, durante a lactação.
10. Vitamina B3
A niacinamida pode prevenir diversos defeitos congênitos e malformações. Além disso, oferece benefícios para o sistema nervoso da mamãe. Lembrando que é imprescindível consultar um profissional habilitado antes de ingerir qualquer tipo de suplementação ou de vitaminas para gestante, certo?

Grávida pode tomar vitamina C? | Mulher e Gestação

Dúvidas sobre vitaminas para gestantes
Primeiramente, as vitaminas devem ser ingeridas tão logo a gestação se inicie, caso a gestante não tenha uma alimentação adequada. Como vivemos na época do fast food, a grande maioria das mulheres não ingere a quantidade de vitaminas adequada, daí a necessidade de suplementação.
Toda gestante precisa tomar vitamina?
Nem toda gestante precisa tomar vitamina desde que tenha uma alimentação adequada, porém, em pacientes diabéticas, obesas e com histórico de cirurgia bariátrica, a suplementação é muito importante.
Tem alguma vitamina para cabelos e unhas que a gestante pode tomar?
O Pantogar, cuja formulação contém pantotenato de cálcio, cistina, tiamina, queratina e ácido aminobenzóico, é indicado para melhorar a saúde das unhas e do cabelo. Ele pode ser usado a partir do segundo trimestre, se prescrito pelo seu médico.
Vitaminas para gestante engordam?
As vitaminas para gestante não engordam, o que determina o aumento de peso é uma dieta desequilibrada e hábitos inadequados. É preciso se alimentar adequadamente e praticar atividade física para não ter ganho de peso excessivo na gestação. Os cuidados durante a gestação são essenciais e, muitas vezes, alguns componentes não podem ser ingeridos, porque podem trazer sérios riscos à saúde do bebê e da mamãe.

Fique de olho!
Cuidados e contraindicações das vitaminas para gestantes
O melhor suplemento vitamínico é aquele feito especialmente para as gestantes, pois terá a quantidade adequada de ingestão diária recomendada em sua composição. Quanto às contraindicações, as vitaminas para gestante devem ser aprovadas e avaliadas pelo seu médico. Deve-se tomar muito cuidado com a quantidade diária, não as ultrapassando, como é o caso da Vitamina A que, em excesso, oferece o risco de malformação. Tem que tomar cuidado com suplementos vitamínicos isentos de prescrição, pois podem conter doses altas de vitamina A e devem ser interrompidos durante a gravidez. Em gravidez de alto risco, os cuidados são redobrados! Além da suplementação vitamínica, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos durante a gravidez são excelentes formas de manter os cuidados, proporcionando benefícios para uma gestação saudável!
Fonte:   1      2  

circulo

Portais
 Fortaleça no merch!
Escola de Lucifer
Unebrasil
Unebrasil Círculo EDL
Unebrasil Oryon
Loja Lucifer
Rapé do Reino
Congresso Online
Projeto Quero Vencer

ka
Luz p’ra nós!

Compartilhe a Verdade:
Pin Share

Compartilhe a Verdade

10 thoughts on “Como as vitaminas para gestante auxiliam na saúde da mamãe e do bebê

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Post

Creme de Milho Fantástico

Compartilhe a Verdade Ingredientes 1 e meia xícara (chá) de leite 1 lata de milho-verde em conserva. 1 colher (sopa) de manteiga meia cebola média ralada 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 tablete de caldo de galinha 1 lata de creme de leite Modo de Preparo 1.  Em […]

Apoie nosso trabalho! Compartilhe!